Marcada a Fogo (Os Quatro Elementos), Josy Tortaro, 1ª Edição, Praia Grande-SP: Editora Literata, 2011, 282 páginas.

Não é de hoje que estava ansioso para ler o primeiro livro da série Os Quatro Elementos, da parceira Josy Tortaro. Há meses atrás conheci seu trabalho, e posso dizer que acompanhei todo o trabalho de divulgação e publicação de seu livro, mas ainda assim me surpreendi com o que encontrei. A autora é formada em Comunicação Social e desde a adolescência a leitura faz parte de sua vida, e assim surgiu seu primeiro trabalho literário: Marcada a Fogo.
A primeira protagonista da saga é Tamires do Valle, uma mulher de 33 anos que foi encontrada no Parque Nacional do Iguaçu ainda criança, com apenas a roupa do corpo e uma pedra ametista, que esteve ao seu lado durante toda a vida. Depois de passar anos em um orfanato, ela muda de vida ao se casar com Gustavo, um rico empresário da cidade de Foz do Iguaçu. O casal possui uma filha chamada Sofia, e juntos têm uma vida feliz até que um acidente muda completamente o rumo da família do Vale. “Descobriu que a ametista trazia amor profundo, felicidade, riqueza, coragem, paz interior, autodisciplina e agilidade de pensamento. Isso era muito intrigante porque se sentia cercada de cada uma dessas características, principalmente quando tinha seus acessos de fúria. (pág. 18)”.
Um pesadelo atormentava constantemente as noites de Tamires, até que um dia, nas vésperas do Natal, ela acorda após passar por esse momento mais uma vez, e vê a ametista iluminando o quarto. Ela resolve ir até o Parque Nacional do Iguaçu, onde sofre um pequeno acidente, o que também acontece com Gustavo, ao tentar salvá-la. Enquanto se recuperam do acidente, o astrônomo Pedro Tosquini descobre que o raro alinhamento planetário está para acontecer e Tamires enfim percebe que há muita coisa que ela precisa saber sobre a própria vida. Há muitas verdades que estão ocultas. Há muitos mistérios que precisam ser desvendados, e assim que desenvolve a história. "Todas as vidas do universo estavam entrelaçadas. Desde um micro-organismo até o maior astro, tudo estava exatamente onde deveria estar e mantinha o equilíbrio entre existência e desenvolvimento. Era a essência da vida. (pág. 82)".
Como disse no inicio da resenha, me surpreendi com Marcada a Fogo desde o inicio. Pela sinopse já imaginava do que se tratava, porém a história criada pela Josy foi muito além das minhas expectativas e com o fim da leitura ficou o desejo de continuar lendo a série, pois ela teve um inicio incrível e tenho certeza que a continuação será tão incrível quanto.
Para uma estreante, Josy se saí bem com sua escrita e acredito que ela terá um futuro brilhante pela frente, o que me deixará feliz por ter feito parte do inicio dessa carreira. Mas o que importa, é que ela consegue envolver o leitor do inicio ao fim com sua história, história essa que é recheada de amor, amizade, mistério, sentimentos e o melhor: um pouco de magia apenas para engrandecê-la, o que eu sabia que teria, mas que foi além do que esperava. A forma como Josy descreve as personagens e seus sentimentos, e lugares, também é perfeita, literalmente. Há sim alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura, além de que, é algo que pode ser consertado no futuro.
O que mais foi elogiado nas demais resenhas que li sobre o livro, foram as personagens, que como já disse foram muito bem descritas pela autora e cada um possuí algo interessante a passar aos leitores. Entretanto, a que mais me agradou (e acredito tenha agradado a todos) foi Sofia, a filha de Tamires e Gustavo. Recentemente, a Josy postou sobre a Sofia em seu blog, dizendo que muitos haviam gostado da garotinha, porém eu confesso que imaginei que ela aparecesse apenas no inicio/final da história, mas é completamente diferente e Sofia é uma personagem que ficará pra sempre na memória, não tenho duvidas. É sim uma pequena participação, mas capaz de conquistar a todos. Outra personagem muito interessante é Carolina, melhor amiga de Tamires. É uma pessoa comum, no entanto que tem grande importãncia na história. Alias, o livro possui muitos personagens, que no começo pode até parecer confuso, mas isso logo se torna comum.
A história em si caminha muito bem, porém achei o final rápido, e é justamente por isso que não avaliei o livro como Ótimo. Sei que posso estar sendo exigente, mas a história estava muito boa e quando percebi já havia acabado. Alias, Marcada a Fogo é o tipo de livro que mesmo quando não se está lendo, ficamos com o pensamento longe imaginando o que está para acontecer, afinal, também há realismo nisso tudo.
Só há elogios para com o primeiro livro dessa série, e como já disse aposto todas as minhas fichas no sucesso de Josy. Só elogios também em relação a capa, criada por Renato Klisman, que tem tudo a ver com a história. No fim, Marcada a Fogo é altamente recomendado, sobretudo por ter uma ótima aventura e muita coisa interessante para passar, o que também acontecerá em Filho da Terra (previsto para Outubro de 2012), Ilha de Ar (previsto para Outubro de 2013) e Universo de Água (previsto para Outubro de 2014).