Cem Toques Cravados, Edson Rossatto, 1ª edição, São Paulo-SP: Andross Editora, 2010, 128 páginas.

Há tempos acompanho Edson Rossatto diariamente nas redes sociais onde ele publica seus nanocontos com exatos cem caracteres, contando os espaços. Desde então tive a curiosidade de ler seu livro Cem Toques Cravados, lançado em 2010 e que reúne cem nanocontos inéditos do autor. Vale lembrar que Edson Rossatto é paulistano, formado em Letras, escritor e editor responsável pela Andross Editora, que anualmente publica antologias dando a oportunidade de novos autores exporem suas obras.
Como já citei, nessa sua obra Edson nos mostra cem de seus nanocontos inéditos, e como sempre acontece, cria um cenário para que o leitor possa imaginar como tudo aconteceu. Sempre com um humor característicos de todos os textos que tive a oportunidade de ler, Edson soube escolher alguns reflexivos e engraçados, ainda que exista alguns nanocontos que eu particularmente não colocaria nesse livro. “Jogou-se do palco para ser aparado pelos fãs. Notou, naquele momento, que não era tão querido assim. (pág. 84)”.
O livro é pequeno (14 x 14 cm) e com um ótimo trabalho, desde a capa, criada por Rafael Victor e que nos traz uma máquina de escrever, quanto pela divisão dos contos, centralizados e cada um em uma página.
Antes que os contos tomassem conta, temos a apresentação, escrita pelo próprio Edson, onde o autor diz como e porque resolveu começar a escrever nanocontos. Já o prefácio foi escrito por Ednei Procópio e opiniões de escritores e jornalistas, que elogiam Cem Toques Cravados pela genialidade da ideia e também por haver certa dificuldade para construir uma história com apenas cem toques. Mas com maestria como só Edson sabe fazer, ele nos brinda com um ótimo livro, e mesmo curtinho, vale a pena. “Um salto vibrante com um soco no ar. Nas costas, o número dez e o sorriso de milhões de brasileiros. (pág. 94)”.
Uma leitura rápida, com ricas e incríveis histórias, criadas com mestria pelo editor Edson Rossatto. (Foi difícil opinar em apenas cem toques, então perceba como não é uma tarefa fácil).
E para aqueles que se interessaram por essa ideia, não deixe de seguir o Twitter @cemtoques e o blog, onde diariamente o autor posta seus nanocontos, sempre em no máximo cem caracteres.

Deixe um comentário