VIPs

Estreia: 25 de Março de 2011

Resenha: Baseado no livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano, VIPs é protagonizado por Wagner Moura e marcou a estreia do diretor Toniko Melo, contando a história de um homem que conseguiu se passar pelo filho do dono da GOL, além de outras mentiras contadas por ele.

Filho de um piloto de avião, Marcelo Nascimento da Rocha (Wagner Moura) desde pequeno sonhou em ser como seu pai, sendo esse seu maior objetivo, entretanto, desde a adolescência mostrou ser capaz de se passar por outras pessoas, fato que vemos logo no inicio do filme. Usando dessa capacidade, Marcelo sai de casa em busca de seu sonho, e logo se torna piloto de um aeroclube clandestino, onde passa algum tempo, antes de se tornar um dos maiores estelionatários do país.

Toda a vida da personagem principal é tratada de maneira digna ao longo dos 96 minutos da trama, não deixando de lado nem mesmo a infância e o lado familiar de Marcelo. A influência do pai, o colo da mãe e o respeito dos amigos que ele constrói enquanto quer atingir seu objetivo, passando por cima, literalmente, de diversas pessoas.

Mesmo tratando de uma história real, VIPs consegue passar uma dramatização incomum em filmes do tipo, e o grande responsável por isso é Wagner Moura, que novamente mostrou porque é um dos melhores atores nacionais. No filme, Wagner vive uma personagem bipolar, e ele consegue passar essa imagem com maestria, e apesar dos penteados sempre exagerados, vive diversos personagens apenas na figura de Marcelo Nascimento.

Um dos convidados especiais em VIPs, é o apresentador Amaury Jr., que interpreta ele próprio em uma das cenas em que Marcelo enganou um país inteiro, ao vivo. Logo depois deste acontecimento, o filme ganha uma das grandes sequências de cenas, dignas de filmes hollywoodianos. É certo que não há ação ou terror, porém, o drama psicológico retratado é sensacional.

Em seu todo, VIPs é um grande filme, que passa algumas aventuras, momentos cômicos e muito drama, sobretudo o transtorno de personalidade da personagem principal. É interessante saber o que se passou na cabeça dessa celebridade instantânea, e entender o que leva uma pessoa há ter atitudes criticadas por tantas pessoas. Recomendadíssimo, e mesmo aqueles que têm certo preconceito com o cinema brasileiro deveria dedicar um tempo para este filme.

Deixe um comentário