Dias Contados - Volume II: contos sobre o fim do mundo, Alex Mir (organizador), 1ª Edição, São Paulo-SP: Andross Editora, 2011, 96 páginas.

O roteirista, escritor e editor Alex Mir teve a responsabilidade de organizar o segundo volume da antologia Dias Contados - Volume II, que reúne contos sobre o fim do mundo escrito por autores em inicio de carreira, sendo que fui um dos participantes do mesmo. Vale ressaltar que existem autores com mais de trinta anos, e autores com apenas 15 anos, ou seja, reúne autores com diversas idades, o que engrandece ainda mais o trabalho. Sou suspeito a falar, mas é um grande livro e com ótimos contos do inicio ao fim, sem ter motivo para reclamar. “Os celestiais e os demônios combateriam até a aniquilação do último mortal. Com isso levariam à destruição, os homens e seu mundo. Era o fim. O fim dos céus. O fim dos homens. O fim de tudo. (pág. 18: Quando o Céu Caiu - O. A. Secalto).”
Falar sobre o fim do mundo gera muitas histórias e teorias, causando assim uma repetição de assuntos. Muitas vezes encontramos no cinema e na literatura, histórias que acabam se transformando em clichês, o que pra mim poderia causar um trabalho maior para o organizador, porém Alex Mir soube escolher bem os contos que foram lançados nessa antologia, não deixando que duas profecias iguais, por exemplo, fossem publicadas. Outro destaque é a forma com que os contos foram organizados, começando com o pé direito em Quando o Céu Caiu, de O. A. Secatto, e encerrando com chave de ouro no conto Ordem, do meu amigo e professor Paulo Romão. Acredito não haver forma melhor de se iniciar e encerrar esta antologia. “Quando o corpo dependurado no topo do prédio não demonstrava mais nenhum sinal de vida, a imensa torre desabou, como se implodida, marcando o início de um novo tempo. Ordo ab Chao (Pág. 88: Ordem - Paulo Romão)”.
Como eu disse, o tema sempre causa uma repetição de histórias, e por mais que os contos tenham algo em especial e único, seria impossível não reverter a temas já usados, mas ainda assim os contos não deixam a desejar, como é o caso de A Última Chuva, de Victor Lorandi, um dos melhores da antologia, mas que usa, como o título já diz, um fim do mundo já mostrado em outras oportunidades.
O Amor Nunca Morre, de Ander Navarro e Holocausto de Gabriel Valeriolete, foram contos que eu já havia lido em uma das revisões finais antes da publicação, e que achei bem interessante, enquanto que Relatos de Um Morador de Rua, de Eddy Khaos, e Túnel Rebouças, de Anderson S. Costa, também surpreenderam quando li já com o livro em mãos. Alias, aqueles que quiserem algo inovador e com um fim diferente, corram para ler o conto Túnel Rebouças. É fantástico. “Enquanto a solidariedade e a razão superassem o ódio e a ignorância, haveria luz no túnel e a vida estaria salva. Ainda havia esperança para a humanidade. (Pág. 75: Túnel Rebouça - Anderson S. Costa)”.
Além dos contos, outro ponto positivo dessa antologia é a capa, criada por Marina Avila. Muitos dizem que como na época de Noé o mundo acabou em água, o próximo fim aconteceria com fogo, e isso faz todo o sentido com esta capa. E claro que um conto sobre o assunto não poderia faltar, e temos este tema em Queimemos, de L. E. Haubert, uma jovem autora fantástica que tive a oportunidade de conhecer no dia do lançamento e que aproveito para desejar sucesso nas futuras publicações. “Não há mais dor e posso dizer que queimei, mas queimei junto com o mundo. É, literalmente: o fim do mundo. (Pág. 42: Queimemos – L. E. Haubert)”.
Fiquei bastante feliz em participar desta antologia, bem como satisfeito com o resultado que encontrei. Há sim, um ou outro conto que pode desagradar, mas todos são bem escritos e foram bem colocados na antologia que apresenta um verdadeiro guia de sobrevivência. Recomendo não apenas por ser um dos coautores, mas porque para quem, assim como eu, gosta do tema, é um livro fantástico e ficará satisfeito com a variedade de histórias que apontam que nossos dias estão contados. "A profecia de Fátima ainda não se realizara, mas o mundo acabava apenas para a pessoa que mais lutara para revelar as palavras da santa. (Pág. 39: A Profecia Não se Realizará)".

Se interessou pelo livro? Quer adquirir um exemplar autografado? Ainda tenho alguns exemplares para ser vendido e será um prazer enorme compartilhar esta minha primeira antologia com você leitor. Caso se interesse, entre em contato através do e-mail overshockblog@gmail.com ou ricardo.sep22@gmail.com.

Deixe um comentário