A bossa nova nunca mais seria a mesma quando em 08 de dezembro de 1994 o movimento perdesse um dos maiores responsáveis por sua criação, bem como um dos melhores compositores que esse país já viu. Não há no Brasil todo, e por não no mundo, uma única pessoa que em algum momento da vida não cantarolou uma das canções do mestre Tom Jobim, que nos deixou naquele ano da década de 90.
Carioca da Tijuca, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927 e ainda nos primeiros anos da infância, se mudou junto com sua família para o bairro de Ipanema, que ficaria eternizado em uma de suas canções mais conhecidas. Se interessou pela música ainda jovem, e fez aula de violão e piano no colégio que sua mãe era diretora, com Hans Joachim Koellreuter, um dos nomes mais influentes da música brasileira.
Antes de se tornar um dos grandes nomes da música brasileira, Tom Jobim ainda cursou dois anos de arquitetura, no entanto, passou a ser pianista da Rádio Clube do Brasil e não demorou muito tocar também em bares cariocas e arranjar músicas para a gravadora Continental. Mais tarde se transferiu para a Odeon e nessa época seus primeiros grandes sucessos começam a surgir.
Uma de suas primeiras canções foi Chega de Saudade, escrita por Vinícius de Moraes, um de seus maiores companheiros, e com arranjos do próprio Tom. A canção seria gravada pela primeira vez em 1958 na voz de Elizeth Cardoso e é o marco inicial do movimento bossa nova. Dois anos antes, Tom Jobim musicou a peça Orfeu da Conceição, novamente ao lado de Vinícius de Moraes e em 1959, ganharia a Palma de Ouro, no Festival de Cinema de Cannes, pela trilha sonora de Orfeu Negro, filme inspirado na peça que havia musicado anos antes.
Em 1962, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, compuseram a canção que se tornaria um dos maiores hinos da música brasileira: Garota de Ipanema. Uma das poucas canções gravadas em inglês a fazer sucesso fora do país, foi inspirada em Helô Pinheiro, na época com 17 anos, que passava frequentemente em frente a um bar no bairro de Ipanema. Foi gravada pela primeira vez em 1963, ano em que Tom Jobim lançaria o álbum The Composer of Desafinado, Plays, primeiro álbum solo do cantor. Gravado em apenas dois dias em Nova York, contou com 12 canções, sendo que uma delas era Chega de Saudade.
Outra canção que ganharia o mundo na voz de diversas artistas foi Wave, composta em 1967 e que esteve no álbum de mesmo nome, lançado também em 1967. Esse seria o quinto álbum solo do músico, que gravaria outros 14 álbuns, sendo que o último foi Antônio Brasileiro, gravado entre setembro de 1993 e janeiro do ano seguinte, e que foi lançado apenas três dias depois do falecimento do músico.
Depois de uma série de exames, Tom Jobim descobriu que estava com câncer na bexiga e em 06 de dezembro de 1994 seria operado em um hospital de Nova York. Em 08 de dezembro, Vossa Majestade, o grande maestro da música brasileira, Tom Jobim, teve uma parada respiratória, vindo a falecer para a tristeza de fãs do mundo todo.
Até hoje, Tom Jobim é lembrado por suas canções que ficarão guardadas por gerações e é constantemente homenageado por empresas, celebridades e pessoas comuns, o que faz dele uma Majestade Eterna. Majestade essa que foi casado duas vezes, a primeira com Thereza de Otero Hermanny, com quem teve dois filhos, e também com a jovem Ana Beatriz Lontra, com quem teve dois filhos e se casou oficialmente em 1986.

“Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar. Em cada despedida eu vou te amar. Desesperadamente, eu sei que vou te amar. E cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar” – Tom Jobim, em parceria com Vinicius de Moraes
Tom Jobim - 25/01/1927 - 08/12/1994