Contágio (Contagion)

Resenha: Com rostos conhecidos e muitos deles com os prêmios mais importantes da indústria cinematográfica, o filme Contágio, dirigido por Steven Soderbergh, dava a impressão de que seria um ótimo filme, porém isso não se concretizou e Soderbergh não aproveitou o excepcional elenco que conseguiu reunir.
Contágio não é o primeiro e também não será o último filme a retratar as consequências de um vírus capaz de destruir o mundo. Neste caso, o vírus é transmissível pelo ar e capaz de matar as pessoas em questão de dias. Teve inicio na Ásia e rapidamente se espalhou pelo mundo todo. O caos então toma conta da população, que teme pelo possível apocalipse que esse vírus pode causar, enquanto que a comunidade médica busca a possível cura e uma forma de controlar o avanço rápido da doença.
Ao conhecer este filme, criei grandes expectativas, principalmente pelo ótimo elenco que tinha tudo para fazer do filme algo inesquecível, o que de fato não aconteceu. A história em si é interessante, mesmo que seja recheado de clichês. Cita outras epidemias conhecidas, contudo, não passa de um filme cansativo do inicio ao fim.
A maior jogada talvez tenha sido dividir os acontecimentos em dias, deixando bem explícito a velocidade com que o vírus se espalha mundo afora. Em todos esses dias, cenas importantes com os personagens principais ajudam no desenrolar da história, ainda assim, apenas alguns personagens merecem devido destaque.
Entre os nomes que merecem tais destaques estão Jude Law, que interpreta Alan Krumwiede, um blogueiro que tem a responsabilidade de fazer o papel jornalístico e cobrir a epidemia que assombra a população e Matt Damon, no papel de Mitch Emhoff, que é um dos primeiro a ter alguma relação com o vírus e tem sua devida importância, fazendo assim um ótimo trabalho. A premiada atriz Gwyneth Paltrow também interpretou muito bem e tem relativa importância, porém não com o destaque que merecia. Nomes como Marion Cotillard, Laurence Fishbrune, Bryan Cranston, entre outros, também engrandecem o elenco, porém não conseguem ajudar para que o filme melhore.
As histórias de todos os personagens se unem para ajudar na construção do enredo, e as respostas vão chegando aos poucos, inclusive a forma como tudo começou. Vale ressaltar que a forma como o vírus se espalhou pode deixar algumas pessoas pensativas e até mesmo com medo, já que não é impossível ver isso acontecendo.
Talvez esperasse mais do filme, e por isso a decepção. O que não posso negar é que o enredo é bem construído e o mérito é todo de Scott Z. Burns, que soube criar uma relação intensa para tudo aquilo propôs. Pena que Contágio não atendeu as expectativas.