E se você fosse um escritor de um best-seller? E se, além disso, você fosse o personagem principal de seu livro? Ou ainda, e se você entrasse na história do seu livro? Assim é Alan Wake. Um escritor que não conseguia escrever nada há dois anos resolve ir com sua esposa Alice, para Bright Falls, uma cidadezinha pacata, em meio a montanhas e florestas, onde Alan descreve como “um pequeno paraíso onde todo mundo conhece todo mundo”. O que era para ser a fonte de sua inspiração, para escrever um novo livro, torna-se seu maior pesadelo. Alan lembra-se de manuscritos de um de seus livros, no qual não se lembra de ter escrito, e o mais aterrorizante de tudo, é que o próprio Alan vivencia os acontecimentos de tais manuscritos. Sua esposa é sequestrada, e um misterioso sequestrador diz que quer os manuscritos por ela, pois segundo ele, este manuscrito te da ‘total poder’ sobre a escuridão.
Alan Wake não é um jogo totalmente novo, a novidade é que foi recentemente lançado, no dia 16 deste mês, para PC, um jogo que era exclusivo para Xbox 360, lançado em 2010. A versão de PC trouxe melhorias gráficas significantes e a correção de bugs e a aperfeiçoamento da jogabilidade. Se você já jogou outros survivo horrors como Resident Evil, ou Obscure 2, com certeza irá gostar e se familiarizar com Alan Wake. Se você não tem um Xbox 360 e/ou nunca jogou o título, é uma ótima oportunidade para jogar.

A história do jogo é envolvente, os personagens carismáticos, e todas suas falas são significantes, trazem alguma mensagem que te marcará de alguma forma. Conforme você vai progredindo no jogo, Alan vai narrando a história, e os acontecimentos, como por exemplo, quando chega com sua esposa Alice, em sua cabana em Bright Falls, ele diz “Ali está à cabana, preciso acender as luzes para ilumina-la, afinal, Alice tem fobia de escuro”. Fica fácil se prender na história, porque a narração de Alan é tão cativante, que você se sente na pele do mesmo, e torce para que tudo dê certo.
Como você não é nenhum tipo de super-herói, a vida é difícil no jogo. Em poucos hits, você pode morrer, então, para evitar uma morte rápida, há um genial sistema de esquiva, algo inédito nos games do estilo Survival Horror, que deixa o jogo simplesmente fantástico. Quando um inimigo o ataca, basta fazer uma combinação de teclas ( Botões de movimentos + Botão de Correr ) para esquivar do ataque inimigo em uma pequena cena em câmera lenta, que torna o jogo de certa forma, cinematográfico.



Mas a esquiva não é a arma principal de Alan Wake. Para eliminar seus inimigos, que se encontram envolvidos por uma espécie de ‘escuridão’, você faz uso de uma lanterna, na qual possui baterias limitadas, no máximo 20, e um pequeno arsenal de armas. O mecanismo é simples, mire sua lanterna para o inimigo, e depois que o ‘manto’ de escuridão sair do corpo do mesmo, encha-o de bala. Simples? Não. Quando você enfrenta um inimigo sozinho, é bem fácil, afinal, o seu foco é apenas nele, ao contrário das muitas vezes onde o cenário se encontra repleto de inimigos, uma tarefa nada fácil de realizar. Basta combinar algumas esquivas, com alguns tiros, que você se dará bem.
No jogo, há alguns lugares chamados Safe Heaven, que são postes de luz onde Alan estará seguro de ataques inimigos, além de poder recuperar a vida, caso esteja machucado. O melhor a se fazer, é evitar ao máximo a escuridão, e procurar lugares iluminados para ficar seguro, mas não é nada fácil encontra-los. Muitas vezes, você precisará ligar engrenagens, completar puzzles para ligar uma simples lâmpada para salvar sua vida, uma tarefa nada fácil, porque enquanto você faz isso, você será perseguido por inúmeros inimigos.



A função da lanterna não é somente remover a escuridão dos inimigos, ela é um item muito especial e característico do jogo. Com ela, além de se livrar dos fantasmas, você poderá encontrar lugares secretos, indicados por setas amarelas, onde são apenas visíveis direcionando a luz da lanterna até eles, então, quando encontrar o lugar secreto, uma tocha amarela indicará onde está o segredo. Muitas vezes são itens como bateria de lanterna, ou munição, dois itens essenciais e vitais no jogo.
O cenário é bem feito, e transmite muito bem a sensação de medo. Florestas escuras, casas abandonadas, tudo isso te fará tomar muitos sustos. Os detalhes incrementam de maneira significante a ambientação, uma flora muito bem trabalhada, nos mínimos detalhes, faz com que você ande pelo cenário, não só para cumprir seus objetivos, mas também para admirar a beleza que o faz.



O terror não é só visual, mas sim auditivo. O jogo mescla bem a jogabilidade com uma trilha sonora que dá arrepios. Enquanto você anda calmamente por um cenário obscuro, ao fundo, você ouvira alguma música que o te deixará tenso, e atento a qualquer movimento, que por menor que seja você vai se assustar, seja um pássaro saindo de um arbusto, ou um monstro correndo em sua direção com um machado bem afiado. Muitas vezes, os sons te ajudarão, a saber, se há ameaças ou não pelo cenário, sendo assim, quando não houver, você poderá explorar um pouco o cenário, procurando por itens secretos, e manuscritos.
Como já citado, Alan faz uso de uma lanterna e de uma arma para eliminar seus inimigos. Entre essas armas estão : Armas de luz : Lanterna, Lanterna Grande, Lampião, Holofote, Sinalizador, Arma de Sinalizador e Granadas de Flashbang, lembrando que o Holofote é fixo, você não pode carrega-lo, ele é fixo em certos lugares, e você só poderá usa-los em momentos específicos. As armas de fogo letais são : Revolver, Shotgun, Pumpu-Action Shotgun e Rifle de Caça. Mescle bem o uso de uma lanterna e de uma arma de fogo e não terá dificuldades em Alan Wake. Você também pode controlar um grande número de diferentes carros durante o jogo, para ir em determinados locais, e seus faróis podem ser usados como monstruosas lanternas que vão destruir qualquer monstro que ouse cruzar seu caminho



O jogo te interessou? Você pode comprar o jogo pela Steam, CLICANDO AQUI

Deixe um comentário