“Sou um pouco de tudo e um tudo de nada”, é assim que Vanessa de Cássia se define. Paulista, a autora parceira estreou no mundo literário com a obra Entre Amores Cruzados, que narra a trajetória de Verônica Bark, uma personagem forte que precisa enfrentar todos os problemas que aparecem.
Verônica é quem narra a história, como uma forma de registrar os acontecimentos de sua vida. Ela é jovem, mas, devido alguns problemas, precisou largar o emprego e viver afastada de tudo e de todos. O tempo passou e nem por isso a vida de Verônica voltou a ser como ela esperava, até que ela se encontra com seu vizinho Marcus, e a partir de então, passa a existir um relacionamento entre ambos.
Quando tudo parecia que iria melhorar, a confiança de Verônica por Marcus é abalada. Se recuperando dessa pequena decepção, a jovem Verônica conhece John, com quem se envolve. Isso não afasta Marcus de seus pensamentos. Nisso também surge Gustavo, com quem Verônica se relacionou no tempo de colégio. Com esses três homens em sua vida, Verônica se vê em uma situação que a obriga a fazer escolhas, mas essa não é sua intenção, e daí surge todo o enredo criado por Vanessa de Cássia.

“Esparramei-me na cama e olhei para o teto, suspirando. Fui soletrando cada nome em meus lábios e sorrindo sozinha. Se eu não estivesse eu meus dias normais diria que estava tendo um ataque. (pág. 146)”.

Mais do que um triângulo amoroso, Entre Amores Cruzados mostra as situações da vida de uma mulher adulta, quando ela já está passando por muitos problemas. Em casos como o de Verônica, muitos iriam apenas deixar o desejo de lado para evitar maiores complicações e isso não acontece com nossa personagem principal. Ela se envolve, acaba encontrando obstáculos, mas em nenhum momento desiste de viver os seus amores, mesmo que eles se cruzem e isso acabe machucando ela e as outras pessoas ao seu redor.
Apesar de tudo o que está acontecendo com Verônica nos momentos retratados no livro, ela é uma personagem forte e que poderia ser qualquer pessoa do nosso dia-a-dia. Dentre tantos pontos marcantes, um dos principais é o fato de que Verônica sabe que pode estar cometendo um erro, mas não esconde seus desejos em determinados momentos. Ela pode não mostrar aos demais personagens, mas tudo é revelado ao leitor, como se esse fosse aquele capaz de ajudar Verônica no seu dia-a-dia.
Muito bem escrito, Entre Amores Cruzados é uma verdadeira conversa entre narrador-personagem e leitor, que em todos os momentos conhece – como ninguém - as dores, as angústias, os desejos e os sentimentos da personagem principal. Só o leitor sabe quais são as intenções de Verônica, e por isso, existe uma aproximação maior com ela, o que impossibilita a escolha de outra personagem favorita. As demais personagens também possuem características próprias, sendo que alguns são irritantes e outros agradam o leitor do inicio ao fim, principalmente por suas atitudes e ideias. Destaque, principalmente, para as amigas de Verônica, que têm pouca participação, mas é de extrema importância.
Como qualquer ser-humano, Verônica tem escolhas boas e ruins, e por isso, em determinados momentos é possível imaginar o que aconteceria caso ela seguisse algum conselho do leitor, mesmo que esse não seja o melhor na visão da própria personagem.

“Depois que fiquei doente, sozinha, eu tive mais tempo comigo. Pensar em minhas loucuras, refletir cada passo meu. Eu sou assim hoje também, meço cada palavra, me ouço, tento me redescobrir. Tento ser feliz do meu modo. Até falo sozinha. É estranho. (pág. 243)”.

Outro ponto interessante na obra de estreia de Vanessa de Cássia é o uso de várias referências atuais – e também do passado -, como lugares e cantores. Em muitos momentos, músicas são citadas e possuem importância no enredo. Percebemos também os gostos da própria autora, que logo no inicio faz uma bela homenagem a Amy Winehouse, da qual Vanessa é fã e que serviu de inspiração para a construção de Verônica.
A capa, criada por Carlos Eduardo Gomes, também merece destaque, afinal, ao mesmo tempo em que é simples, é rica em detalhes e mostra muito bem aquilo que iremos encontrar nas mais de 500 páginas do livro. A revisão também está muito bem feita, o que ajuda na leitura e mostra que a qualidade do selo está cada vez melhor.
Entre Amores Cruzados não possui muitos momentos que mudam o rumo da história – provavelmente não era a intenção –, e isso pode fazer falta para aqueles que buscam isso em um livro. Ele também é muito descritivo, porém possui momentos emocionantes e que mostram o desejo existente entre as personagens. O livro não apenas mostra o amor e a tentação, mas também o crescimento da personagem e esse é o que tem de melhor, afinal, o que pode ser melhor do que ver como alguém enfrenta as adversidades da vida e as consequências de suas atitudes?
Apesar de o enredo ter sido muito bem elaborado, a história ainda não acabou e tudo terá uma continuação em Doce Insensatez, próximo livro de Vanessa de Cássia, onde tudo irá se resolver. Enquanto ele não chega, leitores que gostam de romances atuais - onde as personagens precisam fazer escolhas e que vivem constantemente o amor em todos os seus caminhos - não só podem, como devem ler a esse livro, que possui essas e outras características do gênero.

“O mundo dos humanos nos ensina o seguinte: o amor é lindo, calmo, cheio de vida, é essencial a nossas vidas; sim, ele pode ser. Mas também pode acabar com você, fazer com que pare de viver, também é horrendo. Quem um dia não amou vai amar profundamente. Eu amei, estou amando e também sofrendo. (pág. 427)”.

Deixe um comentário