Thor


Resenha: Thor é um dos únicos heróis que nunca tive chance de acompanhar suas aventuras nos quadrinhos. Ainda assim, conheço grande parte do que está por trás da história da personagem criada por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, que apareceu pela primeira vez em 1962 e que teve seu primeiro filme lançado em 2011.
No filme Thor, produzido pela Marvel Studios, Thor (Chris Hemsworth) está prestes a suceder seu pai, Odin (Anthony Hopkins), quando inimigos quebram um antigo acordo. Desrespeitando ordens de seu pai, Thor tem atitudes que irritam Odin e por isso perde seus poderes e é mandado para a Terra, onde conhece a cientista Jane Foster (Natalie Portman). Enquanto Thor tenta recuperar seu poderoso martelo, o irmão, Loki (Tom Hiddleston) busca uma forma de assumir o lugar de Thor, o que apenas antecede grandes problemas que estão por vir.
Esqueça tudo o que eu disse em relação a Capitão América – O Primeiro Vingador (Resenha). Até então tinha a certeza de que Capitão América era o segundo melhor filme produzido pela Marvel Studios, mesmo sem antes conhecer todos os longas-metragens. Agora não só entendo porque este é tão elogiado, como também entro para o grupo de espectadores que apreciam a obra. É bom frisar que existem muitos detalhes sobre a mitologia por trás de Thor e certamente alguém que não conheça a história se sentirá perdido. Nada que uma boa pesquisa não resolva.
Não se pode falar do filme Thor sem antes comentar sobre o cenário e todos os efeitos especiais que o engrandeceram ao longo das cenas. É tudo excepcional, sobretudo quando se trata das cenas de ação e também de cenas em Asgard, mundo fantasioso muito bem retratado em cenários de grande estilo, onde não podemos deixar passar nenhum detalhe.
O grande problema fica por conta dessas cenas de ação citadas no parágrafo anterior. Quem está acostumado com o ritmo acelerado da ação em produções como essa pode se decepcionar, mas não pode esquecer que o filme procurou também dar um destaque ao mundo de Asgard. A ação ficou reservada em poucos momentos e sempre que usada foi de maneira espetacular, e mostrando, da melhor forma possível, o incrível poder de Thor. Isso dá a certeza de que Thor 2, previsto para ser lançado em 15 de novembro de 2013, será superior e tudo aquilo que falta neste primeiro filme, será completado para engrandecer o resultado final.
Com muito bom humor, Thor nos surpreende com personagens marcantes e atores e atrizes que atuam impecavelmente. Um dos grandes destaques é Natalie Portman, que em Thor ganha uma personagem que explora todo o seu talento, ao contrário do que acontece em Sexo sem Compromisso (Resenha), onde, apesar da boa atuação, Natalie interpretava uma personagem sem muito a acrescentar. Chris Hemsworth também não deixa a desejar em nenhum momento e fica responsável por grande parte das cenas cômicas e eletrizantes que encontramos no filme, apesar de ainda não ser o melhor vingador. Nem mesmo Tom Hiddleston dá motivos para críticas, ele apenas comprova porque está sendo escalado para tantos filmes nos últimos anos.
Em termos de produção, Thor supera Capitão América - como já disse anteriormente - e provavelmente consegue atender aos fãs que tanto esperavam por uma adaptação dessa personagem. Muito bem dirigido por Kenneth Branagh, o longa-metragem peca ao expor poucas cenas empolgantes, porém isso não é motivo para desgosto. Toda a mitologia usada na personagem basta para se encantar e aguarda pela continuação.