Que atitudes tomaria se o mundo desabasse sobre você?
 
 O Semeador de Ideias, Augusto Cury, São Paulo, 2010, 256 pág (267)

Escrito pelo médico, psiquiatra e psicoterapeuta brasileiro, Augusto Cury, O Semeador de Ideias é o terceiro livro da saga O vendedor de Sonhos (O Vendedor de Sonhos: O Chamado; O Vendedor de Sonhos: A revolução dos Anônimos) e foi lançado no final do ano passado.

Esse homem que vende sonhos e semeia ideias, é um grande e milionário empresário, que ao perder seus filhos e sua esposa em um acidente aéreo, larga todas as suas riquezas, e passa a morar nas ruas, discursando sobre diversos temas importantes da sociedade. Em um desses discursos, ele chama Deus para um debate, e a partir daí vira um semeador de ideias: “Em vez de prostrar diante de Deus, ele O chamou para um debate. E ninguém previa o que seria discutido. Depois desse episódio, ele deixou de ser um vendedor de sonhos e passou a ser um ousado semeador de ideias.” – pág. 22.

Por tudo o que faz e causa por onde passa, o semeador de ideias passa a ter discípulos, que o chamam de Mestre. Dois deles, Barnabé e Bartolomeu (que nesse livro descobrimos a verdade sobre esses dois), fazem você rir com suas simplicidades e jeitos, até mesmo quando está em pontos importantes da trama. “Barnabé, o discípulo que amava a boemia e se achava um grande político, daí seu apelido de prefeito [...] Bartolomeu, vulgo Boquinha, o outro alcoólatra hiperfalante, que se achava superinteligente [...]” – pág. 61.

A história é contada por Júlio Cesar, um professor universitário que foi ajudado pelo antigo vendedor de sonhos, no primeiro livro da série, e este passa a ser um grande amigo do mestre.

Em suas 256 páginas, o livro emociona, faz rir, e faz pensar em diversas assuntos que estão na atual sociedade. Apesar de não ter uma ordem certa de leitura, recomendo ler na ordem de publicação. Os três são ótimos livros, mas achei isso muito mais completo, fazendo maiores revelações sobre a vida desse homem que foi capaz de largar o dinheiro, e viver como um mendigo, em pleno EUA. Este é mais um bom livro escrito por um brasileiro, prova disso é que os livros de Augusto Cury já foram publicamos em mais de 50 países.

@ricbiazotto

2 Comentários

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir