Amores Medievais


Eurico, o Presbítero, Alexandre Herculano, São Paulo: Martin Claret, 2007, 179 pág.

Alexandre Herculano foi um renomeado escritor português, nasceu em Lisboa em 1810, e faleceu em 1877, além de escritor era jornalista, poeta e historiador. Suas obras abrangem teatro, poesia, romances entre outras. A obra “Eurico, o Presbítero” é datada de 1844 e trata-se um romance histórico, que relata a história de amor frustrada de Eurico e Hermengarda. Como um romance histórico que se passa no início do século VIII na Espanha Visigótica ele aborda os tempos medievais.
Após o Duque de Fávila rejeitar o pedido de Eurico para desposar sua filha Hermengarda, por ele ser de origem humilde, Eurico entrega-se à desilusão de nunca poder ter sua amada e acaba seguindo os caminhos religiosos e se torna o Presbítero da Cartéia, a fim de obliterar o sentimento que nutria por Hermengarda. No entanto, ele descobre que os árabes estão invadindo a Península Ibérica, avisa seu amigo Teodomiro e se torna o Cavaleiro Negro.
De maneira heróica e assaz ele luta em defesa de sua Pátria e da sua Religião e de forma corajosa e inteligente ganha a admiração dos povos visigodos e o Cavaleiro Negro além de conhecido se torna uma inspiração para os outros cavaleiros. Quando os godos levavam vantagem e a vitória estava parcialmente garantida, Sisebuto e Ebas (filhos do imperador Vitiza) traem seu povo e ficam do lado dos árabes. Neste ínterim Roderico (rei dos visigodos) morre em combate e o povo passa a ser liderado por Teodomiro que para não ver perecer todo o povo, faz contrato de paz com os árabes.
Enquanto isso, no Mosteiro da Virgem Dolorosa, no qual Hermengarda estava escondida, é invadido pelos traidores godos e árabes, que foram para lá pegar as virgens. No entanto, as freiras decidem se desfigurar ao invés de terem seus corpos profanados, todavia no momento em que Hermengarda (de forma bravia) ia ser desfigurada, os árabes a raptaram. A notícia de que Hermengarda foi capturada chega aos ouvidos de Pelágio, seu irmão, que decide corajosamente resgatá-lo, entretanto o Cavaleiro Negro pede para coordenar a empreitada e salvar a irmã de Pelágio. Pelágio concede. O Cavaleiro Negro salva Hermengarda no momento em que o “amir” está preste a possuí-la. Hermengarda é levada para seu irmão Pelágio. A salvo na gruta, Hermengarda encontra Eurico após ele ter lhe confessado ser o Cavaleiro Negro, declara seu imenso amor por ele. Não obstante, Eurico fala para a amada que eles não pode ter nada, pois o compromisso religioso que ele assumiu o proíbe.
Indubitavelmente “Eurico, o Presbítero” é uma obra magnífica, um clássico encharcado de ideologia, religiosidade e amor pela Pátria e eu, sempre afirmo que os clássicos devem e merecem ser lidos! Entretanto, a leitura é um pouco complexa e deveras difícil, mas com um bom dicionário e um conhecimento histórico prévio facilita muito a compreensão do mesmo.

[por: Camila Márcia]

Deixe um comentário