Está presente a nação Tijucana!

A atual campeã do Carnaval Carioca, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, é a quarta escola a passar pela Marquês de Sapucaí. Uma das mais antigas escolas em atividade no Grupo Especial - mais nova apenas que Mangueira e Portela - foi fundada em 1931, e apenas 5 anos depois, já se sagrava a Campeã do Carnaval Carioca. Depois de muitas dificuldades, principalmente nas décadas de 60 e 80, participando inclusive de grupos inferiores, voltou para a primeira divisão em 1980, após vencer o Grupo 1B, homenageando Delmiro Gouveia. Após quatro anos, a escola seria novamente rebaixada, se tornaria vice-campeã do Grupo 1B, voltaria para o Grupo Especial, mas enfrentaria outro rebaixamento. Em 1987, conquistou novamente o Grupo 2 - antigo 1B - e voltaria para o Grupo Especial até 1998. Após um ano no Grupo de Acesso, a escola voltaria para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Nessa nova passagem pela primeira divisão do carnaval carioca, a escola foi duas vezes vice-campeã (em 2004 e 2005), perdendo em ambas as vezes para a Beija-Flor - muitos acham a segunda derrota injusta - mas, em 2010, a escola faria um desfile inpecável, e com o enredo "É Segredo" conquistaria o título do Grupo Especial, 74 anos depois. O destaque desse carnaval, foi a comissão de frente, que fez truques de mágica, que agradou a todos que acompanharam o carnaval.

Para tentar, pela primeira vez o Bi-Campeonato, a escola contará sobre o medo dos filmes, com o enredo "Esta noite levarei sua alma".

Ficha Técnica

Fundação: 31 de Dezembro de 1931

Cores: Amarelo Ouro e Azul Pavão

Bairro: Santo Cristo

Carnavalesco: Paulo Barros

Intérprete Oficial: Bruno Ribas

Rainha da Bateria: Adriana Galisteu

Horário de Desfile: Primeira noite, a partir das 00h15

Samba Enredo: (Download Aqui)
Tá com medo de quê?
O filme já vai começar
Você foi convidado
Caronte no barco não pode esperar
Apague a luz, a guerra começou
Sob o capuz, delira o diretor
No filme que passa piada em cartaz
Pavor me abraça, isso não se faz
No espaço se vai, é a força que vem
Meu medo não teme ninguém
É o boom! Quem não viu? A casa caiu
Com a bomba na mão o vilão explodiu
O plano de fuga é jogo de cena
“Um Deus nos acuda”… Agita o cinema
Ele volta, revolta mistério no ar
Dos milharais uma estranha visão
Mais uma vez olha a encenação
Morrer de amar faz o povo gargalhar
Pare! Eu pego vocês, grita o mau condutor
Mas deu tudo errado, não há outro lado
Esse povo me enganou
Eu sou brasileiro, amor tijucano
Roteiro sem ponto final
Coitado o barqueiro entrou pelo cano
E brinca no meu carnaval

Eu sou Tijuca, estou em cartaz
Sucesso na tela meu povo é quem faz
Sou do Borel, da gente guerreira
A pura cadência levanta poeira
Site Oficial: unidosdatijuca.com.br 

Fotos do Desfile
Foto: Luciola Villela/G1
Foto: Lucíola Villela/G1

Deixe um comentário