Se a pessoa acredita em Papei Noel, ela é idiota. Se a pessoa acredita em Coelhinho da Páscoa, ela é débil mental, e se ela é ateu, ela não presta, é do diabo, enfim. Sempre ouço pessoas que não acreditam em algum Deus, monoteistas ou politeistas, e se dizem discriminadas pelos que acreditam em um, mas o que mais vi nessa sexta-feira, foi pessoas que não acreditam falando besteira.

Como o próprio nome já diz, crenças são para quem crê em algo. Se você não segue nenhum crença, você não é obrigado a deixar de comer carne numa sexta-feira da Paixão, ou deixar a barba comprida como os judeus, tratar os sábados como dia santo e não fazer nada nesse dia, ou sair as ruas no domingo para levar a palavra de uma pessoa que ninguém sabe se existe. Isso vai da fé de cada um. E cada um faz o que sua fé manda, e se tu é ateu, você não far nada disso, simples assim.

Não to aqui pra defender cristãos, judeus, budistas, jeovás, muito pelo contrário. Sei que há sim uma descriminação de pessoas que acreditam em uma certa crença, para com pessoas com outras crenças, mas se não há respeito por uma das partes, como vai haver respeito pela outra? Até quando isso vai durar? Em pleno século XXI as pessoas não conseguem ver que isso não se discute? No último ano, uma igreja norte-americana planejava queimar o alcorão no dia 11 de setembro: e onde está o respeito por aqueles povos que têm esse como um livro sagrado?

Para ser um ateu, a pessoa tem um motivo, e independente de qual seja esse motivo, acredito que o respeito deva vir em primeiro lugar, pois para uma pessoa deixar de ser discriminada, ela deve deixar de descriminar. Conheço inúmeras pessoas que não seguem a mesma religião, nos respeitamos, e nos damos super bem, afinal, religião é como política: não se discute, apenas se respeita a opinião do próximo. Se você quer comer carne em dias que a maior religião do mundo faz jejum, coma, afinal se tu não é dessa religião, você não precisa fazer o que é feito por ela, mas um pouquinho de respeito com seus semelhantes da proxima vez. Um dia você descrimina, outro é descriminado.

2 Comentários

  1. Bela postagem Rick, a questão é que o respeito não existe por parte de todos. Entretanto só quero frisar uma coisa: não existe alguém que não acredite em nada, para se negar algo esse algo precisa existir. Ex.: Essa maçã não é vermelha, é verde. Logo existem maçãs vermelhas e verdes. Deus não existe, logo ele existe. Para toda declaração negativa há uma afirmativa. Agora existem sim crenças diferentes e estas devem ser respeitadas. Pelo menos essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. é realmente triste que ainda exista esse desrepeito, ainda mais sendo pela religião, que deveria ser algo que unissem as pessoas, e não separassem. E se as pessoas não acreditam em x ou y, com certeza respeito seria o essencial :/

    ResponderExcluir