O título da postagem é o que a psicanalista Soraya Hissa de Carvalho diz sobre os 4% da população que sofre de Transtorno de Personalidade Antissocial, os famosos psicopatas. Soraya diz que 3% do homens sofrem desse transtorno, enquanto as mulheres ficam com 1%. Como já foi tratado em outros posts, essa doença na maioria das vezes é encontrada nas boas pessoas, que na verdade, são verdadeiros atores, fazendo aquilo que acham necessário para conquistar seus objetivos.
Além dos psicopatas que já conhecemos, como é o caso de Pedrinho Matador e o Vampiro de Niterói, outras pessoas assustaram a população brasileira, e Soraya confirma que essas pessoas "fingem e mentem muito bem, e forjam o afeto. É preciso ressaltar que o psicopata sente prazer em cometer o mal, em conseguir concretizar o que ele deseja. Quando o mal já está feito ele não apresenta nenhum sentimento de culpa, arrependimento ou remórso pelo que faz de errado."
Apesar de ser algo que já sabemos, Soraya vai ainda mais longe e diz que "sabemos que todo transtorno mental tem causas biológicas, psíquicas e sociais. Um jovem pode desde cedo começar a demonstrar os primeiros sinais de que há algo errado. Na adolescência, pode apresentar os primeiros sinais de transtorno de conduta e se não for tratado, pode evoluir para psicopatia."
O que muita gente não sabe, é que a psicopatia possui três níveis, e é o que a psicanalista explica, ao comentar cada um deles. O primeiro é leve, e são os golpes 171, como estelionato e fraudes. O moderado é da forma, mas prejudica milhares de pessoas. E por fim, aí sim, o grave, quando temos os famosos seriais killers, que se não bastasse matar, também comete crueldade.
Com Soraya, também sabemos que "tratar de um psicopata é uma luta inglória, pois não há como mudar sua maneira de ver e sentir o mundo. Psicopatia é um modo de ser."
Com essas palavras de Soraya Hissa de Carvalho, além de conhecermos alguns dos psicopatas, saber como reconhece-los, ler uma história ficticia sobre um psicopata, mandamentos, e muitas outras coisas mais na série Psicopatas e Serial Killers, também conhecemos os três níveis da psicopatia e que Psicopatia não tem cura. E esse é só o começo...