Um Amor para Recordar, Nicholas Sparks, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 184 páginas


Nicholas Sparks é um dos mais bem sucessido escritores da atualidade. Considerado por 8 vezes o número 1, tem mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Seus romances, além de serem um sucesso de vendas, é também um sucesso de bilheterias, tendo várias adaptações de livros escritos por Nicholas. Um Amor para Recordar foi publicado inicialmente em 1999, sendo publicado recentemente no Brasil pela nosso parceira, Editora Novo Conceito.

O livro é contado por Landon Carter, um homem de 57 anos que passou por um momento díficil, e ao mesmo tempo emocionante quando tinha apenas 17 anos, e é essa história que ele nos conta. Ele vivia em uma cidade pequuena, seu pai trabalhava na capital americana, e ele vivia sozinho com sua mãe. Seu pai, mesmo não sendo um homem presente, o pressiona para que ele se candidate ao grêmio estudantil. Popular, e com uma 'turma do mal' ao seu lado, Landon, considerado um bad boy e que vai ao cemitério para comer amendoim, logo consegue ser eleito. Logo depois de ser eleito, há um evento para os ex-alunos da escola, e como ele era o presidente do grêmio, não poderia ir sozinho a esta festa, e então chama Jamie Sullivan para acompanha-lo.

Jamie era filha de um pastor da cidade. Vivia com uma Bíblia na mão, e sempre estava sozinha lendo a mesma. Estava sempre com o mesmo penteado - um coquê - e era caçuada por todos, inclusive por Landon. Apesar de tudo, Jamie, uma boa pessoa, aceita e acompanha Landon nessa festa, apesar de nunca ter ido à nenhuma festa do colégio. A partir daí, a relação de ambos muda completamente. O que até então era um rapaz que dava risada da garota, passou a ser um grande amigo, que mais tarde se tornaria um verdadeiro amor.

Os dois passam a fazer coisas juntos. Estão na mesma peça de teatro, visitam orfanatos para levar alegria as crianças, jogam conversas fora na varanda da Jamie - na varanda, pois o pai dela não deixa Landon entrar dentro de caso, quando a filha está sozinhoa em casa. - vão a jantares juntos, enfim. Com o tempo, os dois foram se apaixonando, mas havia um problema que poderia atrapalhar a vida do casal apaixonado, e bem por isso, Jamie pede para que Landon não se apaixone por ela. A história é triste, mas engana-se quem pensa que este problema atrapalhou os dois.

Ainda no prólogo, Landon Cartes diz que o leitor vai sorrir, e depois chorar. Eu diria mais, o leitor também irá sentir pena, carinho e por que não, ódio do próprio Landon - pelo menos foi o que aconteceu comigo em uma das partes - quando este diz palavras desnecessárias para a garota:

"-Olhe - eu disse, parando e me virado para encará-la. - Eu passei o dia todo carregando um monte de lixo, eu não comi nada des a hora , e agora eu tenho de desviar dois quilômetros do meu caminho para te acompanhar até sua casa, quando nós dois sabemos que você não precisa que eu faça isso.
Era a primeira vez que eu levantava a voz para ela. Para falar a verdade, aquilo causou uma sensação boa. A pressão estava acumulada havia muito tempo. Jamie foi pega de surpresa e não conseguiu responder, e eu continuei:
-E a única razão pela qual estou fazendo isso é porque a peça é importante para seu pai, que nem gosta de mim. Essa situação inteira é idiota, e eu queria nunca ter concordado em participar disso.
-Você está dizendo isso por que está nervoso por causa da peça.
Eu a interrompi novamente com um movimento de cabeça. Depois que eu começava, era difícil parar. Havia um limite para toda a alegria e otimismo de Jamie, e hoje não era um bom dia para testar esse limite.
-Você não entende? - eu disse, exasperado. - Eu não estou nervoso por causa da peça, eu simplesmente não quero estar aqui. Não quero acompanhar você até sua casa, não quero que meus amigos fiquem falando de mim, e não quero passar meu tempo com você. Você age como se fôssemos amigos, mas não somos. Não somos nada. Eu só quero que tudo isso acabe para que a minha vida finalmente volte ao normal.
Ela parecia magoada pela minha explosão, e, para ser honesto, eu não podia culpá-la.
-Entendo - foi tudo o que ela conseguiu dizer. [...] (págs. 102 e 103)"
O livro me chamou atenção desde o começo, não apenas por ser uma história simples, mas por que a forma que é escrita nos deixa com os pensamentos apenas no livro. É o tipo de livro, que você não quer parar nunca, e quando precisa, fica pensando no que pode acontecer nas páginas seguintes. Além disso, Landon (ou Nicholas, como preferir) escreve não como quem conta sua vida, mas de uma forma como quem escreve uma carta, e espera uma resposta. Em alguns momentos do livro, realmente dá vontade de pegar uma caneta e papel e responder ao narrador, afinal, se for pensar bem, é isso o que este deseja.

A importância maior do livro, não é apenas lições de vida que recebemos, mas algo que realmente comove, eu destacaria o momento em que Landon, que não entendia nada da Bíblia e até criticava sua companheira por estar sempre com a mesma, está lendo e se depara com um versículo que diz: "Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-a com a dedicação dos outros." Era Deus falando com uma pessoa até então desacreditada, e mostra que Deus está com todos, inclusive aqueles que não conhecem a sua forma de agir. Uma verdadeira lição de fé.

Uma pergunta que pode ser feita por muitos, é como Nicholas Sparks pode ser um escritor tão capacitado escrevendo histórias tão simples. A resposta é fácil: além de emocionar, ele consegue com simplicidade criar uma personagem, e muda-la em poucas páginas, sem deixar a desejar. A forma como as duas principais personagens mudam ao longo do livro, é a resposta para o sucesso do escritor, e a emoção causando em quem lê Um Amor para Recordar.

3 Comentários

  1. Aiiii Rick eu já assisti ao filme e chorei tanto, tanto que um balde de lágrimas foi pouco... kkkk


    Um beijo, Rick.

    ResponderExcluir
  2. o livro é muito melhor doq parece, principalmente, como eu disse, pela forma como Nicholas escreve *-* agradar alguém que não era muito fã do estilo, só prova qe o livro é bom rs

    ResponderExcluir
  3. Um amor como diz o livro pra recordar... é difícil hoje em dia achar esses romances em realidade, mas é fato que esse livro agrada todo mundo, mesmo por ser um tema tão simples e facil de entender
    vlw quero mt esse romance belo

    ResponderExcluir