Algum tempo atrás, aqui mesmo no OverShock, mas precisamente na série Psicopatas e Serial Killers, falamos como identificar um psicopata; explicamos que essas pessoas são caracterizadas pela forma como tratam e são com as pessoas que futuramente podem ser suas vítimas. Os psciopatas, como já falado, são capaz de cativar a todos, apesar de não terem nenhum sentimento. Sim, eles não possuem sentimentos, se passam por um personagem, e são capazes de fazer coisas absurdas para conseguir aquilo que desejam. Possuem a facilidade de persuadir o próximo, e mesmo quando são descobertos, conseguem facilmente enganar quem lhe acusa, passando uma imagem totalmente diferente do que realmente é. Como também foi dito, uma em cada 100 pessoas  possuem psicopatia, e muitas vezes, os leigos chegam a confundir a tal psicopatia, com a sociopatia, e é isso o que vamos esclarecer. Já definimos o psicopata. Mas e o sociopata? Serão que existe alguma semelhança?

O sociopata é caracterizado por desprezar as obrigações sociais, e não ligam para os sentimentos do próximo. Como os psicopatas, também fazem um teatro, e não sentem remorso ou culpa pelos seus atos. Cinismo faz parte da vida de um sociopata, e eles também possuem a facilidade para mentir. Constantemente, cometem atos que vão além do que uma 'pessoa normal' faria. Roubam amigos e familiares, colocam a vida dos mesmos em perigo, e também não se abalam com as lágrimas alheias, muitas vezes, ao ver alguém assim, são capazes de atingir o sentimento de quem está em prantos, para que essas pessoas não demonstrem a tristeza. Atacam, principalmente, os que não terão a capacidade de reagir, e todos estes atos, como já dito, não meche com os seus sentimentos, mas quando são descobertos, passam a imagem de que vão mudar, mas na verdade, isso jamais vai acontecer. Também, engana-se quem pensa, que os sociopatas são imunes a inteligência, muito pelo contrário, sendo até mais inteligente que pessoas consideradas 'normais'.

A sociopatia, também conhecida como transtorno da personalidade anti-social, afeta muitas pessoas, a maioria das vezes aquelas que menos esperamos, mas como toda doença, não deve ser vista como um mal, e quando alguém assim é identificado, também podemos ajudar. Não há cura para este transtorno, mas há tratamento, o que pode ajudar não só quem sofre com isso, como também quem está próximo. Os 'predadores sociais', como eles próprios se identificam e sentem orgulho, ainda acham que suas vítimas são as culpadas, dizendo até que estas sempre merecem o destino.

Um sociopata sente ódio da sociedade, o que não acontece com o psicopata, que na realidade apenas não segue as regras do mundo social.

Deixe um comentário