Depois de uma década da perda de Marcelo Fromer, os fãs e integrantes da Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana ainda lembram do ex-guitarrista dos Titãs. Paulistano, Marcelo era torcedor do São Paulo Futebol Clube, e além de ser guitarrista da banda, também tinha uma coluna sobre futebol - ao lado do também ex-Titãs, Nando Reis - no jornal Folha de São Paulo, e lançou o livro Você tem Fome de Quê? em 1999. Como é de observar nessas poucas linhas, Marcelo Fromer, como qualquer outro brasileiro, era uma amante do futebol, e deixou uma biografia inacaba do eterno ídolo Walter Casagrande Júnior.

No dia 11 de Junho de 2001, foi atropelado por um motoqueiro enquanto atravessa uma avenida da capital paulista, vindo a falecer dois dias depois. Em 2003, Sérgio Britto e Tony Belloto postaram uma mensagem em homenagem ao grande amigo, que com certeza, mesmo depois de anos - não só da morte, como também do texto - ainda é, e muito, válido:

"Tony Belotto: Amigos e amigas, senhoras e senhores, ente de todas as cores,novos hippies e velhos punks. Hoje estou aqui para fazer minha modesta homenagem a Marcelo Fromer. Marcelo era antes de mais nada (por incrível que pareça) o melhor amigo de cada um de nós (TITÃS). O buraco que ele deixou na nossa relação é realmente enorme e difícil de ser preenchido......... Curiosamente, talvez para compensar a falta que ele faz, acredito que nunca estivemos tão unidos como estamos agora. Passados dois anos, essa é talvez a nossa forma de fazer com que a presença dele se sinta bem forte entre nós. É também uma maneira de dizer (sem palavras) que ele como amigo e músico ainda participa ativamente das nossas vidas. Cronista esportivo, compositor, sommelier, radialista, guitarrista, gourmet, etc, etc. Além de otimista inveterado Marcelo foi sempre fonte de originalidade e entusiasmo inesgotável. Tecnicamente fraco? Ora que bobagem...... Em tempos de eficiência anódina não conheço antídoto melhor! Técnica tem que estar a serviço de alguma coisa, e se esse for o caso, tudo o que ele tocava, tocava perfeitamente bem. Será que alguém realmente acha que Eddie Van Halen, Randy Rhodes e afins (com todo respeito) são melhores guitarristas que Jimi Hendrix? Às vezes essa deficiência técnica de que alguns falam é um componente fundamental da expressão musical. Quem disse que tem que tocar tudo sempre certinho? Quanto aos TITÃS, só posso dizer que essa preocupação (o virtuosismo) nunca foi prioridade nossa, muito pelo contrário, o que nos importa é concisão, originalidade, adequação e depuração de todos os elementos da canção e do arranjo da canção. Nesses quesitos, Marcelo sempre foi nota 10. Nota dez não, nota MIL!! (...) Abraços a todos!Salve, salve Marcelo Fromer" Sérgio Britto "Amigos: obrigado a todos que enviaram suas palavras de saudades e carinho nesta data triste, que marca os dois anos da morte do Marcelo Fromer. Todos os Titãs (mesmo os que não se manifestam aqui)e ex-Titãs estão tristes e saudosos no dia de hoje. Marcelão morreu muito jovem, e assim será lembrado para sempre, como um sujeito alegre, criativo, sedutor e muito simpático. Mando aqui um abraço aos seus filhos, familiares e a todos que conviveram com ele. 'A morte é a curva da estrada./ Morrer é só não ser visto'. Fernando Pessoa "

Podem ter se passado anos, mas Vossa Majestade Marcelo Fromer e continuará sendo lembrado para toda a eternidade, não apenas por ser um membro dos Titãs, uma das bandas mais consagradas que esse país tem, mas por ser um pessoa, como disse Belotto, nota Mil.

Marcelo Fromer - 03/12/1961 - 13/06/2001

Deixe um comentário