É com prazer que faço a divulgação de um grupo criado por Roberto Laaf, coordenador da editora Alcantis, uma de nossas parceiras. O Ponto do Autor foi criado com o intuito de promover o trabalho de várias areas da literatura brasileira. Em 2011, o Ponto do Autor irá premiar autores, blogs, obras, editoras, enter outros, com o prêmio Codex de Ouro. Entre os indicados para este prêmio, estão os livro Estrela Píer da escritora Kamila Denlescki (Novo Século), Toda Garota Quer, da nossa parceira Larissa Siriani (Mádio Editorial), Os Sete Selos, de Luiza Salazar (Underworld), além de Fuga de Rigel, de Diogo de Souza (Isis) que já foi entrevistado pelo blog. Na categoria editorial temos a Andross e Novo Século, nossos parceiros, já entre os autores(as) temos Paulo Coelho e Thalita Rebouças.

Conheça mais sobre o Ponto do Autor e o Codex de Ouro abaixo:

O Ponto do Autor
O grupo Ponto do Autor é formado por um voluntariado entre autores, editores, produtores culturais, jornalistas e outros participantes que têm interesse em promover a literatura em nosso país. Antes de qualquer outra coisa, somos um movimento focado naquele que é o elemento primeiro para a existência da literatura: o autor;  um baluarte para os autores trocarem experiências entre si, promoverem o seu trabalho e  fornecerem, ao mesmo tempo, um referencial aos demais integrantes do mundo literário, tais como leitores, críticos, demais autores e editores. O Ponto do Autor é... Onde a literatura começa! Acreditamos que todos os estilos literários são interessantes, possuem sua riqueza e uma forma peculiar de passar aos leitores o mundo imaginado por seus criadores. Não há aqui uma preferência específica por livros de um gênero  ou outro, afinal, todos têm uma mensagem, frase ou citação que pode tocar a alma de alguém, e nenhum livro deixa de ser um pequeno portal que conduzirá o leitor compatível a inefáveis experiências.

A iniciativa
O Ponto do Autor vem preparando uma série de ações  com foco no autor, algumas voltadas para a internet, outras, porém, por meio de atividades físicas visando a movimentar o meio literário no país. O grupo escolheu o prêmio literário Codex de Ouro como a primeira dessas atividades para inaugurar sua atuação no cenário literário. A iniciativa de criar o Codex de Ouro surgiu, antes de todas as outras coisas, do desejo de realizar um prêmio literário inédito, que viesse dar forma à opinião dos leitores por meio de uma celebração anual para os autores independentemente de suas obras terem sido publicadas por editoras de qualquer porte ou com a utilização de recursos pessoais. Por essa razão, definimos como fator fundamental para a realização do prêmio a busca por informações disponíveis na internet, para que pudéssemos avaliar comentários, resenhas, artigos e reportagens que evidenciassem o encantamento do público leitor.

A Proposta do Prêmio
Nossa proposta é instituir um prêmio que fuja ao clássico padrão e a mesmice de tantos prêmios e concursos que normalmente têm por objetivo eleger as obras de acordo com sua perfeição e adequação às normas técnicas exigidas para a elaboração de uma obra literária. O Codex de Ouro chega ao cenário literário para ser reconhecido como algo mais sensível ao leitor diverso; é um prêmio que pretende evidenciar as obras literárias que, no mérito do entretenimento, conseguem efetivamente encantar  o público leitor; define os trabalhos que merecem a atenção da mídia convencional e dos grandes editores em nosso país.

Base de conhecimento para as nomiações
Para início desta maravilhosa jornada, nossa base de conhecimento foi construída a partir das informações que buscamos na internet. O trabalho longo e extenuante rendeu-nos conhecimento suficiente para identificar aqueles que realmente andaram encantando o público nos últimos três anos. Obviamente a vastidão que é o universo literário não foi contemplada, e temos consciência de que inúmeras obras com potencial para encantar o público leitor, ou mesmo que já andaram encantando os leitores nos últimos anos, não foram sequer avaliadas por nosso grupo; sabemos que esta primeira edição traz somente uma pequena nuvem diante da imensidão existente, mas temos o compromisso de ampliar nossa base de conhecimento a cada nova edição do prêmio, tornando-o ainda mais forte e ao mesmo tempo encantador.

Indicações 2011
54 autores
50 obras literárias
14 blogs literários
08 resenhistas
06 revistas literárias
36 editoras

A primeira edição
Desejamos que a primeira edição do Codex de Ouro seja recebida com alegria pelo público, pela imprensa, pelo meio editorial, pelos  autores que tiveram a felicidade de receber a indicação e fazer parte do início da bela história que estamos construindo, e, sobretudo, que seja bem recebida por todos aqueles que trabalham em favor da literatura e incentivo à cultura em nosso país. Estamos empenhados em promover um evento que esteja à altura da proposta para que ele possa marcar o ponto de partida com a presença de importantes segmentos em nossa sociedade, a fim de materializarmos algo que, embora possa parecer extremamente ousado, trará felicidade e mudará a vida de muitas pessoas.

A festa de entrega dos prêmios
O local para a realização da festa de entrega dos prêmios ainda não foi definido, trata-se de um dos elementos fundamentais para o sucesso do Codex de Ouro e acreditamos que ele possa ser explorado positivamente por nossos patrocinadores. Por essas razões, decidimos não impor a localização do evento, e contamos que algum dos nossos patrocinadores forneça, de acordo com a viabilidade que lhes couber, a melhor casa para receber nossa primeira grande festa. Imaginamos uma cerimônia charmosa para a primeira noite de entrega do Codex de Ouro, uma espécie de noite de gala para a literatura nacional, em que possamos combinar artes como teatro, vídeo e música durante o evento. No entanto, as limitações de local e
espaço físico serão determinantes para o tipo de cerimônia que poderemos viabilizar. Avaliamos diversos locais com potencial para a realização do evento, passando por centros culturais, teatros, cinemas, museus, instituições de ensino e até mesmo casas de festas mais tradicionais. Entendemos que nem todas  as opções que estamos estudando combinam com uma noite de gala, ou com a inclusão de um ou outro elemento artístico na composição da festa, portanto, o formato final da festa permanecerá em aberto até termos a definição exata do local onde a mesma ocorrerá.
História do Codex
A história do Codex de Ouro começa agora, em 2011,  ano em que promoveremos a primeira edição do prêmio com uma festa que terá por modelo cerimonial a estimulante entrega dos prêmios promovida pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Não apenas pela beleza e elegância encontradas no modelo que decidimos seguir, mas, sobretudo pela oportunidade de homenagear mais autores nacionais em um mesmo evento, porque, para nós do Ponto do Autor, aqueles que tiverem seus nomes indicados ao prêmio, saber-se-ão eleitos principalmente pelo  encantamento que causaram ao púbico leitor por meio de suas obras. Acreditamos ser um modelo justo; não queremos segundos e terceiros lugares, todos os indicados merecem nossa homenagem, mas um em cada categoria será agraciado com o Codex de Ouro.

O Codex
Nosso troféu foi projetado pelo próprio romancista  Roberto Laaf, fundador do grupo Ponto do Autor e idealizador do prêmio Codex de Ouro, que, ao imaginar o formato físico para a peça que materializará a nobre homenagem aos autores, definiu o formato de uma página de códice em ouro para imortalizar o momento. O troféu tem base retangular em acrílico preto com detalhe convexo à sua volta, e sobre a qual estarão a placa com o brasão do Ponto do Autor e as informações referentes à edição do prêmio, e o próprio Codex, uma folha em latão dourado revestida por acrílico cristal. Há intenção de agregar certo valor de jóia ao Codex de Ouro, já nesta primeira edição, com a adaptação de um cristal ou filigranas em ouro, mas isto dependerá do parceiro no segmento joalheria ou ourivesaria que conseguirmos formar. De toda forma, e, independentemente do valor da peça, jamais esqueceremos que o maior valor do Codex de Ouro é aquele que está intrinsecamente ligado ao seu lado abstrato, ou seja, o de homenagear aqueles que encantaram o público leitor.

Para conhecer melhor e ficar por dentro de tudo sobre este grupo, clique aqui e entre no portal do prêmio.

Conheça em breve a promoção O Leitor no Codex. Aguardem!

Deixe um comentário