Biografia
A principal atração do primeiro dia do SWU 2011, veio de Los Angeles, e em pouco mais de 15 anos de carreira, já alcançaram a marca de mais de 29 milhões de álbuns vendidos. O quarteto do Black Eyed Peas é um fenomeno mundial, e provou isso em um dos palcos em Paulínia.
Ao contrário do que muitos pensam, a história do Black Eyed Peas não surgiu apenas com o lançamento do primeiro álbum, em 1998, pelo contrário, tudo começou dez anos antes, quando William Adams - Will.I.Am - e Allan Pineda - Apl.de.ap - começaram a cantar juntos quando ainda estavam no ensino fundamental. Chegaram a assinar com uma gravadora, e gravarem um álbum, porém, este nunca veio a ser lançado. Foi em 1995, que o grupo passou a chamar Black Eyed Peas (depois de outros dois nomes), e aí sim, em 1998 lançaram o álbum de estreia da banda, intitulado Behind the Front, gravado pela Interscope Records. Logo no álbum de estreia, o grupo já passaria a usar um estilo próprio em suas apresentações, o que seria confirmado dois anos depois, quando Bridging the Gap seria lançado, e muito bem aceito pelas críticas e pela legião de fãs que só crescia.
A formação até então contava com Kim Kill, que saiu antes do terceiro álbum da banda. Para seu lugar, entrou Stacy Ann Ferguson, mas conhecida como Fergie. No seu álbum de estreia, o Elephunk, lançado em 2003, o grupo lançou um dos maiores sucessos até então, a canção Where is the Love?, que contou com participação de Justin Timberlake e que foi o single mais vendidos em diversos países. Entre os demais singles de Elephunk, estavam Shut Up e Hey Mama.
Dois anos se passaram, antes que o grupo lançasse Monkey Business, sendo este o quarto álbum de estúdio. Com mais de 3 milhões de cópias vendidas, novamente teve participação de Justin Timberlake na faixa My Style, chegou ao topo em diversos países, além de ter 4 indicações ao Grammy, mesmo que o único prêmio faturado foi o de Melhor Performance Rap por um Duo ou Grupo. Após esse lançamento, o Black Eyed Peas iniciaria uma turnê, passando por diversos países da Europa, Ásia e encerrando tudo em um show para 1 milhão de pessoa na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, considerado até hoje, o maior público na história do grupo.
A longe espera dos fãs durou até 3 de Junho de 2009, quando os Peas lançaram The E.N.D. (The Energy Never Dies) no Japão, e alguns dias depois, para o resto do mundo. THE E.N.D. recebeu esse nome, para desmentir que o grupo havia se separado e foi o mais vendido em 2009, e até hoje, mais de 11 milhões de cópias foram vendidas. Além de ser o maior sucesso comercial do grupo, foram desse álbum as canções que ficaram por mais tempo no topo da Billboard, sendo 12 semanas com Boom Boom Pow e 14 semanas com I Gotta Feeling. A turnê iniciada em setembro de 2009, marcou uma revolução nas apresentações ao vivo do grupo, que passaram a ser com mais elementos visuais e especiais. Foi também gravado uma apresentação, sendo lançado em 3D.
O último álbum da banda foi lançado em 30 de Novembro de 2010. The Beginning, que até hoje possui três singles, foi definido por Will.I.Am como um álbum que "simboliza o crescimento, novos começos e começa uma nova perspectiva fresca", porém, a crítica nem sempre veio a ser positiva, como também o desempenho nas paradas, conquistando o topo em apenas 3 países: Brasil, França e Alemanha.
Além dos seis álbuns de estúdio, o grupo também possui três ao vivo: Behind the Bridge to Elephunk (2004), Live From Sydney to Vegas (2006) e Black Eyed Peas 3D: Live (2009) e se apresentaram no SWU Music & Arts Festival no dia 12 de Novembro.
O Grande Dia
A principal atração da noite, os Peas subiram ao palco pouco antes das 23hrs para uma apresentação que duraria mais de duas horas, e nem mesmo as mais de dez horas festival, o público continuava vidrado. Para prestigiar este público, o grupo apresentou seus maiores sucessos e encerrou com chave de outro o primeiro dia de festival.
Fotos
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Categorias:

2 Comentários

  1. Black Eyed Peas, gosto deles, são bem lokinhos e tem músicas muito boas, adoro aquela chamada The time.
    Beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Alinne .. são BEM lokinhos não é? Confesso que não sou um fanático por BEP, porém, tenho certeza que os fãs irão a loucura com essa atrações do SWU.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir