72 Horas para Morrer, Ricardo Ragazzo, 1ª Edição, São Paulo: Novo Século, 2011, 254 páginas

O paulista Ricardo Ragazzo lançou no último mês, pela nossa parceira, Editora Novo Século,  o seu thriller de estreia, e sem dúvidas, os amantes desse estilo literário irão se surpreender com a escrita empolgante de um dos fundadores da República dos Escritores, e mais, irão guardar esse nome por um bom tempo e esperar por outros livros do autor, afinal, ele tem capacidade para continuar surpreendendo seus leitores.

O livro 72 Horas para Morrer já começa de uma maneira arrasadora, quando logo nas primeiras páginas conhecemos Júlio Fontana, delegado da cidade de Novo Salto. A vida de Júlio poderia estar normal, porém diversos acontecimentos passariam a atormenta-lo e fariam com que ele tivesse uma verdadeira luta contra o relógio, onde o objetivo seria continuar vivo. Para começar, Miguel, um homem que Júlio não suporta, deixa a prisão, e dias depois disso acontecer, uma morte abala o delegado emocionalmente. A situação piora, pois a pessoa por trás disso deixa recados, e ao seguir as mensagens deixadas nos mesmos, Júlio passa a ter surpresas desagradáveis. Logo o delegado percebe que o assassino quer atingi-lo, e para isso, as pessoas que têm alguma relação com ele acabam sendo as envolvidas e correm risco de vida. O principal medo de Júlio, é que sua filha Laura seja uma das vítimas, e por isso a luta frenética contra os assassinos ganha uma importância ainda maior.

Como o próprio nome já diz, o livro é contado em apenas 72 horas, sendo elas de muita emoção, reviravoltas e principalmente assassinatos bárbaros, o que pode muitas vezes desagradar aos não fãs desse estilo de leitura, porém os fãs, irão se deliciar e devorar as 254 páginas em questões de horas, afinal, a forma com que Ricardo conduz a sua estória, faz com que o leitor não queira mais desgrudar do livro. A vida de cada uma das personagens é muito bem retratada e acontecem fatos reais, porém que nunca imaginaríamos acontecer no inicio da leitura.

Conforme o livro vai chegando ao seu final, temos quase certeza de como toda essa aventura vivida por Júlio chegará ao fim, e é aí que Ricardo Ragazzo nos surpreende com um final que confesso que nunca passou pela minha cabeça, sendo esse o motivo de Ricardo ter entrado para a lista dos autores nacionais que espero continuar lendo por um bom tempo. Apesar de saber desde o inicio, que tudo não passa de vingança, o final é o único que pela surpresa causada, chega a desagradas, mais nada que tire o brilhantismo que encontramos nessa obra. "-A vingança move, alimenta, energiza. É água no deserto. Uma amargura doce que dá sentido à vida. O ódio, diferente do amor, permanece conosco. Para sempre. Enquanto o amor é efêmero, o ódio enraíza na alma, modifica, transforma. Odiar, meus amigos, é a essência da vida!" (pág. 229).

O que mais me chamou a atenção em 72 Horas para Morrer, além das aventuras e a história que os personagens viveram até que chegasse o dia, foi a forma que o livro é contada, temos algumas partes contadas me primeira pessoa, pelo delegado, e em determinadas páginas, contada em terceira pessoa, fazendo que ao mesmo tempo possamos saber os sentimentos de Júlio e o que está acontecendo em outros lugares, sendo importantíssimos no decorrer do livro.

Enfim, quem, assim como eu, gosta de aventuras, mistérios, mortes sinistras e uma pitada de sobrenatural, não pode deixar de ler 72 Horas para Morrer, pois o que Ricardo Ragazzo nos mostra é simplesmente incrível.
Primeiramente queria agradecer ao autor, por disponibilizar um exemplar para que essa resenha pudesse ser feita, e dizer para todos aqueles que tenham se interessado pelo livro, para participarem da promoção do Mês dos Pais, onde o ganhador levará para casa um exemplar do livro 72 Horas para Morrer. Você não pode ficar de fora. Para participar clique aqui.

4 Comentários

  1. Nossa parece ser um thriller muito sinistro.
    Amei a resenha Rick, está muuiiiiiiiiito boa. Parabéns.
    Estou participando da promo!
    bjs.

    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeo pelo elogio da resenha Mila, espero que eu tenha passado bem o que senti ao ler esse livro. É simplesmente demais. Espero que o Ricardo escreva outros livros do gênero.

    ResponderExcluir
  3. Fala, meu querido! Tranquilo?

    Já estou trabalhando em um próximo livro no gênero Realismo Fantástico. Haverá sim novas mortes em série nessa nova obra, entretanto, ela servirá como trama paralela e isso que será um ponto diferente do livro.

    Minha ideia é terminar até fevereiro/12, entretanto, com a vida corrida de hoje em dia, não sei se vai dar.

    Abrazzo Ragazzo

    P.S: Põe do lado do Over Shock a frase "Um blog eletrizante"... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Pode ter certeza que estarei esperando e muito por esse novo livro xará. Creio que todos que já leram 72 Horas para Morrer também e estaremos torcendo para que você termine o mais rápido possível, afinal, queremos mais!!

    Gostei da ideia da frase. Tinha em mente colocar algo, mas nunca gostava :/ Em breve vo colocar essa frase sim .. valeo o/

    ResponderExcluir