Não só de literatura é feito o OverShock, por isso que os entrevistados no De Olho Neles de Agosto é a galera da banda Sphera, formada em Florianópolis-SC no ano de 2005. Sphera tem um som de primeira, que mistura diversas características do metal e do hardcore e com um vocal feminino completando essa mistura perfeita. Eles foram super simpáticos na hora de responder as minhas perguntas, e por isso agradeço desde já, principalmente a vocalista Gaby que é uma pessoa nota 10. A banda Sphera é formada por Gaby Soares (vocais), Éder Silva Guckert (guitarra/back vocal), Lédis Henrique Ferreira (bateria) e Rodrigo Cruz (baixo) e a super entrevista que eles nos concederam você confere abaixo:
OverShock - Bom dia galera da Sphera, primeiramente quero dizer que é um prazer poder estar entrevistando vocês, uma banda, que sou fã desde a primeira vez que curti o som. Para começar, como surgiu a banda Sphera e por que esse nome?
Éder - Tudo começou com o intuito de fazer o nosso próprio som, todos já estavam saturados de fazer cover foi então que houve a necessidade de criar nossa identidade musical. No inicio de 2005, eu fundei a Sphera e já conhecia Gaby então a chamei para completar a banda. O nome e de minha autoria, primeiramente porque Sphera visualmente e foneticamente é legal, e nos sentimos dentro de uma própria Sphera, seja de princípios, opiniões, etc.

OverShock - A formação atual (Gaby, Éder, Lédis, Rodrigo) é a mesma desde o inicio da banda? E como vocês se conheceram?
Gaby - Da formação original só restou eu e o Éder que nos conhecemos por intermédio de amigos em comum. Após diversos shows e varias conquistas alcanças pelo bem sucedido EP homônimo que lançamos no final de 2007 (produzido por mim e pelo Éder), a Sphera mudou a formação e ficamos em estúdio produzindo materiais novos. Em 2009, conheci pela internet o Lédis (que morava no interior de São Paulo), e como o mesmo tinha as influencias da banda e se encaixava no perfil de musico que a Sphera procurava, eu mostrei o trabalho da banda e fiz o convite para ele. Lédis na mesma hora aceitou o desafio chegando em 2010 a Florianópolis. O mais novo integrante da banda e Rodrigo Cruz (baixista) no qual recebemos indicações de amigos em comum.
Já não importa o que eu disser, não voltarei mais aqui, seja onde eu estiver, o meu caminho eu vou seguir ♪
OverShock - Como vocês definem o estilo Sphera de ser?
Gaby - Somos um quarteto que faz um som de peso e mistura rock, metal e hardcore com vocal feminino. Fazemos rock! Não costumamos rotular o som da banda ate porque temos uma liberdade musical bem abrangente, em vista da diversidade de influencias musicais de cada integrante.

OverShock - Quais bandas vocês costumam ouvir? E as influências, musicais e pessoais?
Éder - O estilo musical que é unanime na Sphera é o Metal. Mas a influencia da banda em si e de cada integrante não se limita somente a um estilo. Passamos desde o hardcore, newmetal, metalcore a influencias do bom e velho rock and roll, hardrock. Curtimos Metallica, AC/DC, Guns 'N Roses, Rage Against the Machine, Papa Roach, Linkin Park, Led Zeppelin, Deftones, Demon Hunter, Miss May I, Bring Me The Horizon, Iron Maiden, Limp Bizkit, Disturbed, Iincubus e por ai vai.
Meus pensamentos confundem minhas idéias e minha boca já não saber o que dizer, pois sua voz perturba e invade o meu corpo, por mais que eu tente não consigo te esquecer ♪
OverShock - O próximo trabalho da banda, Eterna Vigília, deve sair ainda em 2011 certo? O que vocês podem nos contar sobre este CD?
Lédis - Estamos numa correria para terminar esse CD e poder lançá-lo como prometido ainda em 2011. O que o publico pode esperar é uma Sphera ainda mais seria e comprometida com o som que faz. Guitarras mais pesadas (Gaby caprichando nos riffs e Éder nos arranjos, solos, bases...), baterias ainda mais trabalhadas. Estamos com bastante influencia do metal e hardcore nesse novo álbum. Gaby trabalhou ainda mais as letras, que estão muito criticas em relação às hipocrisias que nos cercam dia a dia, seja política, educação ou simplesmente a hipocrisia humana. E claro o vocal vem ainda mais com pressão. Acho que todos ficarão surpresos com esses novos sons... O feeling da Sphera é inconfundível, porem com uma pitada ainda mais pesada. Aguardem....

OverShock - Por não ser do eixo Rio-São (a banda Sphera é de Florianópolis-SC) vocês encontraram, ou acreditam que ainda encontrarão dificuldade em divulgar o som da banda?
Gaby - Seria mentira dizer que não há dificuldade para divulgar nosso trabalho. O rock nacionalmente já esta em crise em relação a oportunidades. Esta cada vez mais difícil fazer rock no país, mas isso nunca foi e nunca será motivo para desistir. Trabalhamos seriamente para mostrar nosso trabalho e divulgar ao maior numero possível de pessoas que se identifiquem com nosso som. Falta e muito oportunidade das casas de shows para oferecer um espaço digno com estrutura bacana para as bandas de rock se apresentarem aqui no sul. Acho que alem das bandas o publico (que é forte e presente) também merece!
E por mais que eu queira te dizer você não vai querer escutar e, já não há mais nada a fazer é tarde pra voltar ♪
OverShock - Que show mais marcou vocês?
Éder - Um Show marcante para a Sphera foi tocar em Caçador (SC) onde fomos atração principal do festival Gás Sound Guaraná Antártica. Tocamos para um publico de 1000 pessoas e todos numa recepção calorosa curtiram o som da Sphera. Foi inesquecível. Outro foi em Curitiba, nosso primeiro show fora do Estado. Casa Lotada e galera numa vibração muito bacana. Pulando do inicio ao fim.

OverShock - E como é o processo de criação das músicas?
Éder - O EP homônimo da banda que foi lançado em 2007 foi todo produzido por mim e pela Gaby. Desde as linhas de bateria, baixo, guitarra e vocal. Somos responsáveis pela criação do som da Sphera. Eu geralmente componho as melodias com auxilio de Gaby e ela compõe as letras. Mas todos têm liberdade para composição dentro da Sphera. Após as composições semi-prontas levamos ao ensaio onde cada um acrescenta sua personalidade musical.
E nessa noite tudo pode acontecer, tudo que quero é estar com você, por mais que o tempo queira nos separar é com você que eu quero ficar
OverShock - Como vocês se imaginam a banda daqui alguns anos?
Sphera - Esperamos estar com agenda lotada de shows. Tocando em casas lotadas. Com bastante CDs vendidos e grandes prêmios na carreira hehe

OverShock - Por fim, quero agradecer por terem participado do De Olho Neles do mês de Agosto. Foi realmente muito bom ter essa oportunidade. Gostariam de deixar um recado para os fãs e os leitores do blog?
Sphera - Gostaríamos de agradecer toda a equipe do OverShock pela oportunidade e apoio a banda. Agradecer a todos que acompanham nosso trabalho e estão juntos nessa caminhada seja em shows, em blogs, redes sociais, apoiando e divulgando nosso trabalho. Esperamos retribuir em breve com o novo show e novo CD.
  
Os velhos tempos agora já não podem voltar, os seus amigos já não querem mais lhe ver, eu sou a mesma que nem feridas podem mudar estou vivendo entre o céu e o inferno por você ♪

Espero que tenham gostado de ler a entrevista, tanto quanto eu gostei de fazê-la. Valeo galera da Sphera.

Conheça mais a história da banda Sphera clicando aqui.

Deixe um comentário