Saiu no blog da EditoraDracaena, nossa parceira, uma entrevista muito bacana com Evandro Raiz Ribeiro, autor do livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, que foi publicado pela própria Dracaena. Por ser nossa parceira, não poderia deixar de fazer a re-postagem em um De Olho Neles Especial. Conheça então Evandro e seu trabalho:
Dracaena - Quem é Evandro Raiz Ribeiro?
Evandro Raiz Ribeiro - Sou um Nordestino nascido em Recife, criado entre Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Santo André. Uma pessoa decidida no que faz e sempre pronta para um recomeço quando algo não dá certo. Não espero nada acontecer, tomo as rédeas e faço que aconteça. Às vezes, posso parecer chato e presunçoso, mas é só impressão; jamais vou querer levar vantagem em detrimento a outras pessoas e não suporto injustiças, se as cometer por ser humano errar, não descanso enquanto não puder reparar o mal cometido.

Dracaena - Conte um pouco da sua trajetória como escritor.
Evandro - Não há muito o que contar, “Não Deixe o Sol Brilhar em Mim” é meu primeiro livro e apesar de até ter escrito alguma coisa por diversão, nunca me passou pela cabeça que um dia escreveria alguma coisa seriamente, que pudesse se tornar um livro e até ser publicado. Ainda não sei lidar com isso direito, tenho a mesma sensação que as pessoas demonstram quando sabem que escrevi um livro.
– Pô, você escreveu um livro? – Puxa vida, eu escrevi um livro...
Foi a mesma coisa quando me casei ou quando nasceu minha filha. De vez em quando eu me pegava surpreso pensando no assunto; - Caramba, agora eu não sou mais solteiro. – Nossa, agora eu sou pai... ; demorou ainda algum tempo até eu me acostumar com a situação, mas hoje é uma coisa natural, espero que seja assim também com o fato de poder escrever.

Dracaena - Como foi o processo de procurar uma editora?
Evandro - Podemos dizer assim, não houve processo algum, porque sonhar em publicar um livro, já sendo redundante, é uma quimera. Bastou concluir alguns capítulos que me deram a certeza da conclusão de alguma coisa mais seria e dar uma verificada no cenário literário para perder completamente as esperanças de ter algum dia meu trabalho publicado por uma editora.  Os relatos de alguns escritores novatos e até de experientes e uma olhada nas páginas de contato que algumas editoras colocam em seus sites, me fizeram desistir logo de cara de tentar perder tempo enviando originais para avaliação. Decidi que iria divulgar meu livro de forma independente.

Dracaena - Como surgiu a parceria entre você e a editora Dracaena?
Evandro - Foi fazendo a divulgação de meu livro nos blogs literários da vida, que me deparei com uma entrevista da escritora Kézia Lobo falando sobre a publicação de seu livro “Coração de Salatiel
Pela Editora Dracaena, e de como ela estava satisfeita com o trabalho e a proposta feita. Imediatamente procurei no Google pela editora e lendo sua proposta para com os novos autores resolvi entrar em contato. Achei interessante o que vi, já que havia decidido publicar meu livro de forma independente a proposta de arcar com os custos de revisão, diagramação, capa ,isbn enquanto a editora publicaria e distribuiria o livro e mais um contrato sem muitas amarras, veio de encontro com minhas pretensões e expectativas. Já não achava atraente ter que deixar meu livro completamente aos cuidados de uma editora sem saber se ela ia dar a devida atenção que eu acho que ele merecia.

Dracaena - Você mora há quase 20 anos no Japão , apesar da distância , como foi a sua relação com o editor?
Evandro - Acho que a distância não atrapalhou praticamente em nada. Sem contar alguns detalhes técnicos como eu não poder estar presente em um lançamento no Brasil, ou poder fazer uma dedicatória para os leitores, alguma outra coisa que se possa chamar de dificuldade posso garantir que não houve . Hoje em dia as coisas estão mais fáceis e a comunicação também não encontra mais barreiras. Pude sempre contar com a orientação do Léo Kades Editor da Dracaena e pudemos resolver qualquer entrave que pudesse ter ocorrido durante os acertos para a publicação do livro.  Sinceramente em mais esse quesito as dificuldades não existiram.

Dracaena - E o resultado final ? A qualidade do trabalho da editora lhe agradou?
Evandro - Estou completamente satisfeito com a aparência final do livro, capa lindíssima, acabamento excelente, acima das expectativas.

Dracaena - Você adquiriu vários exemplares do livro para o lançamento no Japão . Como foi o recebimento dos livros ai no Japão?
Evandro - Para minha surpresa os exemplares chegaram rapidamente, normalmente o correio leva no mínimo 10 dias a um preço bem elevado para levar encomendas entre o Brasil e Japão, mas pude contar com a ajuda de um amigo que tem uma importadora e está fazendo a distribuição do meu livro aqui no Japão. Os livros foram embarcados na quinta em São Paulo e na terça já estavam aqui em casa e por um preço bem em conta.

Dracaena - O livro Não deixe o sol brilhar em mim já se encontra á venda nas maiores lojas do Brasil , cite alguns pontos de vendas para que os interessados em adquirir o livro possam comprar.

2 Comentários

  1. Adorei a entrevista.
    Achei o Evandro muito simpático, e fiquei com muita vontade de ler seu livro.
    Vou por na minha lista de leitura, que por sinal esta enorme.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mel;

    Também achei a entrevista muito interessante. Já conhecia o trabalho do Evandro, porém ainda não tinha lido nenhuma entrevista e ele parece ser uma pessoa muito gente fina. Quero muito ler 'Não Deixe o Sol Brilhar em Mim', só espero que não demore a acontecer, porq como você disse, a lista está enorme.
    Abraçoos

    ResponderExcluir