Considerado por muitos a voz mais criativa do cenário da música internacional, o norte-americano Michael Franti também se apresentou no SWU Music & Arts Festival 2011, sendo uma das atrações menos conhecidas pelos brasileiros.
Frati nasceu em 21 de abril de 1966, na cidade de Oakland, na Califórnia. Com medo de que a família não aceitasse o bebê, a mãe de Frati colocou seu filho para adoção, e o garoto foi adotado por uma família de brancos que vivia na parte negra da cidade. Ainda na escola, conheceu um padre que lhe ensinou a escrever, e desde então passou a escrever suas diversas poesias. Quando frequentava a Universidade de San Francisco, passou a ter o gosto pela a música, e assim abandonou a bola de estudos para iniciar sua carreira musical, que teve inicio com a banda The Beatnigs. Antes de formar seu atual projeto, participou ainda do grupo The Disposable Heroes of Hiphoprisy, que chegou a abrir um show para o U2.
Em 1994, Franti formou com alguns músicos de estúdio, a banda Spearhead, que lançaria o primeiro álbum em setembro do mesmo ano pela Capitol Records. O segundo álbum do grupo seria lançado em 1997. Intitulado Chocolate Supa Highway, o álbum continha 15 canções, com mais elementos do hip hop e de influências reggae.
Após o lançamento dos dois primeiros álbuns da banda, eles rescindiram o contrato com a Capitol Records e criaram a própria gravadora. Como a Capitol tinha os direitos do nome do grupo, a partir desse momento foram chamados de Michael Franti & Spearhead. Nessa época, o grupo consolidava estilo e talento, e participaram da trilha de diversos filmes, antes mesmo de lançar o terceiro álbum, intitulado Stay Human e já lançado pela Boo Boo Wax, gravadora que criaram. Stay Human, que tinha como tema a pena de morte, entre outros, foi muito bem aceito pela crítica.
Logo em 2003, apenas dois anos após o lançamento de Stay Human, o grupo lançou o álbum Everyone Deserves Music, que tem um dos maiores sucessos: a canção-protesto Bomb The World. A canção, composta após o atentado terrorista de 11 de setembro, tinha uma frase que dizia “We can bomb the world to pieces, but we can't bomb it into Peace” (Vocês podem bombardear o mundo em pedaços, mas não podem bombardeá-lo em paz).
Os próximos álbuns do cantor seriam lançados em 2006, Yell Fire, e em 2008, All Rebel Rockers. O primeiro foi inspirado em uma viagem do cantor para o Oriente Médio, em cada canção um tema controverso. Quase um ano depois do lançamento, havia vendido mais de 62 mil cópias, alcançando o 125º da Billboard 200, e também foi o 6º álbum independente mais vendido. All Rebel Rockers conseguiu alcançar uma posição ainda maior, ficando na 37ª posição, sendo o álbum da banda melhor colocado até então. Nesse álbum esteve o maior sucesso dos mais de 15 anos de carreira: Say Hey (I Love You). O último álbum do grupo foi lançado em 2010. The Sound Of Sunshine chegou a alcançar a 17ª posição da Billboard e contou com a participação de Lady Saw e Cherine Anderson.
O nome de Michael Franti, e de sua banda, é constantemente lembrado por suas ações políticas e por seus protestos (nos últimos anos, ele não usa sapatos como forma de protesto) Michael Franti & Spearhead se apresentou no dia 12 de novembro em Paulínia, em um evento que preza a sustentabilidade entre outros temas importantes no nosso dia-a-dia.

Categorias:

Deixe um comentário