Confira abaixo as imagens mais marcantes do Brasil nessa semana nos Jogos Pan-Americanos que acontecem em Guadalajara, no México:

Ginástica Rítmica (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes)
As meninas da equipe brasileira de Ginástica Rítmica conquistaram o tetracampeonato nos jogos Pan-Americanos no domingo (16) quando subiram no lugar mais alto do pódio. Como já havia acontecido na prova individual, os mexicanos presentes no ginásio torceram pela equipe brasileira formada por Luísa Matsuo, Débora Falda, Dayane Amaral, Eliane Sampaio, Drielly Daltoé e Bianca Mendonça. Ao som de My Way, as meninas se apresentaram com as bolas e fizeram espetaculares 25.100 pontos, sendo as melhores nessa primeira fase. Devido a isso, puderam ser as últimas a se apresentarem com as fitas e arcos, e nem mesmo os erros e os 23.475 pontos tiraram o ouro da equipe brasileira.
No dia seguinte, as meninas ganharam novamente a medalha de ouro, dessa vez com as bolas e na terça-feira (18) faturaram o terceiro ouro na modalidade, com fitas e arcos.
Angélica Kvieczynski, que havia ganhado um bronze no domingo conquistou outras duas medalhas de bronze e uma de prata, fechando a melhor participação da ginástica rítmica na história do Pan-Americano com sete medalhas.

Natação (10 ouros, 8 pratas e seis bronze)
A natação foi a grande responsável pela maioria das medalhas brasileiras até então, com a equipe brasileira inclusive fazendo história na melhor participação brasileira em jogos Pan-Americanos. Recordes foram quebrados, atletas se superaram e um dos nadadores se tornou o maior recordista de medalhas de ouro. Uma brilhante participação que rendeu emoções, vibrações e claro, frustações.
César Cielo, um dos maiores nomes da história da natação brasileira, faturou o seu primeiro ouro nos jogos no domingo (16) na prova dos 100m livre. A touca dourada usada por Cielo parecia já mostrar que ele subiria ao lugar mais alto no pódio. Quando caiu na água, fez um tempo de 47s84 e quebrou o próprio recorde pan-americano, sendo esse apenas o primeiro de muitos ouros de Cielo.
Ainda nas piscinas do dia 16, Felipe França e Felipe Lima dominaram as piscinas nos 100m peito e conquistaram a dobradinha, trazendo ouro e prata ao nosso país. Após a prova, Felipe França disse: “A estratégia era passar na frente e aguentar a volta. Acelerei até não poder mais e venci. Eu treino almejando o ouro, e graças a Deus conquistei. Agora vou para a galera”.
Também no dia 16, o time brasileiro formado por Bruno Fratus, Nicholas Santos, César Cielo e Nicolas Oliveira faturaram mais um ouro no revezamento 4x10m livre, com um tempo de 3m14s65. Thiago Pereira, Henrique Rodrigues e Gabriel Mangabeira, que participaram apenas das eliminatórias, na manhã de domingo, também ganharam a medalha.

O primeiro ouro da natação na segunda-feira (17) foi de Leonardo de Deus, no 200m borboleta e esse também foi um dos momentos mais emocionantes da semana no Pan-Americano. Após uma confusão, devido a toca do atleta brasileiro que possuía o logo de uma empresa, Leonardo chegou a pensar que o ouro não viria, mas os organizadores reviram o que aconteceu e decidiram que o ouro era de quem mais merecia: o brasileiro.
Depois de toda a confusão envolvendo Leonardo de Deus, Thiago Pereira conquistou uma nova medalha nos 100m costas e com um tempo de 54s56. O norte-americano Eugene Godsoe ficou com a prata, enquanto o brasileiro Guilherme Guido, com tempo de 54s81 ficou com o bronze.
A 10ª medalha de Ouro de Thiago Pereira na história dos Pan-Americanos veio nos 200m medley, quando ele terminou a prova com um tempo de 1m58s078 e se igualou a Hugo Hoyama como o maior brasileiro medalhista de ouro na história dos jogos Pan-Americanos.

Na prova mais rápida da natação masculina, César Cielo mostrou mais uma vez porque é o nadador mais rápido do mundo e subiu ao ponto mais alto do pódio da prova dos 50m livres após um tempo de 21s58. Ao lado de Cielo, estava Bruno Fratus, que ficou com a prata consagrando assim mais uma dobradinha nas piscinas de Guadalajara. “Foi uma prova boa. No finzinho pesou um pouco a altitude, hoje deu para sentir bem. Achei que eu fosse conseguir passar sem respirar, mas começou a pesar nos últimos 15 metros. Com rampinha no bloco e o pulmão pronto para passar sem respirar, vai dar para tirar um tempo bom para o ano que vem”, disse Cesão logo após a prova.
Para superar Hugo Hoyama e se tornar o maior medalhista na história dos Pan-Americanos, Thiago Pereira caiu na piscina na noite de sexta-feira (21) para nadar os 200m costas, e em sua 7ª prova ganhou a 7ª medalha, sendo a 6ª de ouro. Nem mesmo a altitude, que tanto atrapalhou os nadadores, impediu que Thiago Pereira fizesse 1m57s19.

A última medalha brasileira na natação veio no 4x100m medley masculino, onde César Cielo, Gabriel Mangabeira, Felipe França e Guilherme Guido terminaram com 3m24s58, e com esse tempo a equipe brasileira garantiu a vaga para Londres 2012. Thiago Pereira, que participou das eliminatórias também levou o seu ouro pra casa. Com 12 ouros em dois Pan-Americanos, Thiago garantiu o status de Mister Pan e assim como os demais nadadores, vai forte para Londres.
A natação feminina continuou sem ganhar nenhum ouro, porém as nossas meninas fizeram história. Na prova mais rápida, os 50m livre, Gracielle Herrmann ficou com a prata, mesma medalha de Daynara de Paula nos 100m borboleta e de Joanna Maranhão no 400m medley. Joanna Maranhão foi um dos destaques, também conquistando uma medalha de bronze nos 200m medley e outra prata, dessa vez com a equipe brasileira, no revezamento 4x200m. A equipe brasileira ainda conquistaria a prata nos 4x100m e um bronze nos 4x100m medley.

Tiro Esportivo (1 ouro e 5 bronzes)
A atiradora Ana Luiza Mello foi outra medalhista de ouro no Pan-Americano, vencendo a prova de pistola 25m e atingindo 773,9 pontos, um novo recorde pan-americano. A major do Exército será uma das representantes brasileiras no jogos Olímpicos Londres 2012.

Triatlo (1 ouro e 1 bronze)

Com 1h48m02s, o brasileiro Reinaldo Colucci faturou a medalha de ouro no Triatlo e ainda garantiu um lugar para o Brasil nos jogos Olímpicos de Londres 2012. Durante toda a prova Colucci esteve no pelotão da frente, e mesmo estando na sétima posição no ciclismo, superou todas as adversidades, principalmente o calor que repetiu nesse domingo (23) em Puerto Vallarda. O grande momento de Reinaldo foi na corrida, quando assumiu a ponta, chegando 07 segundos na frente do norte-americano Manuel Huerta, que ficou com a prata. Na prova feminina, Pâmella Oliveira liderou grande parte da prova, porém o cansaço tomou conta da triatleta, que resistiu até o fim e conquistou a prata. No final, Pâmella precisou ser carregada, contudo ainda gritou e comemorou essa merecida medalha.

Tênis de Mesa (1 ouro)
Mesmo sendo superado por Thiago Pereira, por algumas horas o mesatenista Hugo Hoyama foi o atleta brasileiro com maior número de medalhas na história dos jogos Pan-Americanos. Na grande final, a equipe brasileira formada além de Hugo, por Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro venceu a equipe argentinos por 3 a 1 e garantiu a Hugo Hoyama o seu 10º ouro em jogos Pan-americanos. No individual o brasileiro não teve a mesma sorte, mas ainda assim é um grande nome na história do esporte brasileiro.

Vela (2 ouros)
Patrícia Freitas e Matheus Dellagnelo foram os medalhistas de ouro na Vela. Por antecipação, os brasileiros ganharam no Sunfish e RS-X, e antes mesmo de ter concluído todas etapas da competição ambos podem comemorar os dois ouros para o Brasil.

Vôlei (1 ouro)
A espera por um ouro Pan-Americano pelas meninas do vôlei brasileiro durou doze anos, mais precisamente três edições dos jogos. Depois de vencer Cuba em Winnipeg (1999), ficar fora do pódio em Santo Domingo (2003) e perder a final no Pan do Rio de Janeiro (2007) para as Cubanas em pleno Maracanãzinho, o time dirigido por José Roberto Guimarães entrou na quadra com cede de vitória. O acidente que tirou Jaqueline dos jogos no sábado (15) aumentou ainda mais a vontade de vencer as cubanas, maior adversária do time feminino brasileiro.
O Brasil precisou enfrentar ainda a torcida que empurrava as cubanas, mas a raça das nossas meninas falou mais alto. Quando tudo poderia parecer perdido, com a vantagem de 24 a 18 para as cubanas no quarto set, o time brasileiro quebrou seis sets points de Cuba, e entrou para o tie break determinadas a fechar o jogo. Foram 16 minutos desde o primeiro ponto brasileiro no quinto e decisivo set, até o ponto final onde a estreante em jogos Pan-Americanos, Tandara, mandou a bola para o lado de Cuba, deixando a líbero adversária no chão. Com um jogo espetacular da oposto Sheilla, e com grandes defesas da líbero Fabi, o Brasil venceu por 3 sets a 2, faturando assim mais uma medalha de ouro à delegação brasileira. Quando as meninas, com um sorriso estampado em seus rostos, subiram ao pódio, Fabi protagonizou um dos grandes momentos da semana. Com a camiseta nº 8 de Jaqueline, a nossa líbero recebeu além de sua medalha, a da pernambucana que assistiu ao jogo em São Paulo, onde já se recupera bem da lesão sofrida no primeiro jogo do seleção feminina. Agora as meninas se preparam para o Mundial que acontece em Novembro, no Japão.

Vôlei de Praia (2 ouros)
No vôlei de praia, as duplas brasileiras mostraram porque são consideradas as melhores do mundo, e trouxeram a medalha de ouro tanto no masculino como no feminino.
Na sexta-feira (21), Juliana e Larissa sofreram com a alta temperatura que fazia em Puerto Vallarta e com a pressão da torcida enlouquecida que vibrava a cada ponto das mexicanas Bibiana Candelas e Mayra Garcia. O jogo truncado do inicio ao fim e com quase uma hora de duração terminou com 2 sets a 1 (21/19; 22/24 e 22/20) e emocionou a todos que assistiram a brilhante vitória da dupla brasileira. Se a dificuldade dos dois primeiros sets já foi grande, isso aumentou ainda mais no último e decisivo set, onde as duas duplas desperdiçaram diversos match point, até quando Juliana colocou a bola do chão adversário, e consagrou-se a campeã Pan-Americana de 2011.
No dia seguinte, foi a vez de Alison e Emanuel, sob o mesmo forte sol de Vallarta, mas com o apoio da torcida, conquistar de uma maneira mais simples a medalha de ouro. Jogando contra os venezuelanos Igor Hernández e Farid Mussa, a dupla brasileira fechou o jogo em 2 sets a 0 (21/17 e 21/12) e Emanuel, de 38 anos, se tornou o primeiro homem a faturar duas medalhas de ouro na história do vôlei de praia masculino do Pan-Americano. Alison, que faz dupla com Emanuel a quase um ano, conquistou sua primeiramente medalha de ouro, na competição de estreia representando o Brasil. A dupla agora se prepara para as Olímpiadas de Londres, onde possuem grandes chances de também levarem o ouro.
Até o momento, 20hrs30min no horário de Brasília, o Brasil está em segundo lugar no quadro de medalhas com 19 ouros, 16 pratas e 24 bronzes (ainda sem contar as medalhas da Vela). Além das grandes medalhas de ouro conquistadas pelos brasileiros, nossa delegação ainda conquistou a prata (Aline Ferreira) e o bronze (Joice Silva) na Luta Livre feminina; prata (Poliana Okimoto) na maratona 10km feminino; prata (Yane Marques) no pentatlo moderno feminino; no remo duas pratas (João Borges e Alexis Mestre na categoria Dois sem) e (Fabiana Beltrame na categoria Skiff simples); prata (Rafael Andradre) no Trampolim acrobática; prata (Rogério Dutra Silva) no Tênis, categoria simples do masculino e bronze com Ana Clara Duarte e Rogério Dutra Silva, na categoria misto; bronze (Daniel Paiola) no badminton; bronze (Marcelo Giardi) no esqui aquático; bronze com a equipe brasileira do hipismo; dois bronzes no nado sincronizado (Lara Teixeira e Nayara Figueira no dueto; equipe brasileira); bronze por equipe no squash e os demais bronzes no tiro esportivo.


Fotos Vôlei - Luiz Pires/Vipcomm
Foto Ginástica - Luiz Pires/Vipcomm
Fotos Natação – Agência Reuters e  Satiro Sodré / AGIF
Foto Tiro Espotivo - Wander Roberto / Inovafoto / COB
Fotos Vôlei de Praia - Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm e Luiz Pires/VIPCOMM

Deixe um comentário