Fotos: Edson Lopes Jr./Terra
Biografia
Com quase quarenta anos de carreira, o cantor e compositor Zé Ramalho foi uma das últimas atrações divulgadas para a segunda edição do SWU Music & Arts Festival 2011, que aconteceu em novembro de 2011. Seus mais de 20 álbuns fazem uma mistura da música nordestina com a MPB, causando um jeito único de fazer música.
Paraibano, José Ramalho Neto nasceu em 03 de outubro de 1949, em Brejo do Cruz, apesar de ter passado boa parte de sua infância em Campina Grande. Criado pelo avô, após a morte do pai, se mudou para João Pessoa com sua família, onde participou de algumas apresentações de Jovem Guarda. Após participar da gravação da trilha sonora de um filme, Zé Ramalho gravou o álbum Paêbirú, no ano de 1974, ao lado de Lula Côrtes. Não fazendo parte da discografia oficial do cantor, esse álbum é uma raridade.
Seu primeiro álbum oficial, autointitulado, foi lançado quatro anos depois e contou com a composição do próprio Zé Ramalho na maioria das letras. Um dos destaques era a canção Avôhai, homenagem do cantor ao seu avô, e que contou com a participação do tecladista Patrick Moraz, da banda inglesa Yes. Seria relançado em 2003.
Zé Ramalho 2, ou A Peleja do Diabo com o Dono do Céu, foi o segundo álbum do cantor, lançado em 1980, e marcou o inicio de uma série de oito álbuns lançados até 1987, com Décimas de um Cantador. Durante todo o inicio da década de 80, Zé Ramalho se tornou um grande ícone da música brasileira, entretanto essa popularidade cairia antes do lançamento de Décimas de um Cantador, além disso, foi acusado de plágio em algumas canções, o que nunca foi comprovado.
O sucesso voltaria na década de 90, que teve seu primeiro álbum lançado em 1991, com Brasil Nordeste. Cinco anos depois, gravou ao lado de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, o álbum ao vivo O Grande Encontro, que antecederia seu 12º álbum, lançado no mesmo ano e intitulado Cidades e Lendas.
Para comemorar os 20 anos de carreira, presentou seus fãs com a coletânea Antologia Acústica, lançado com um CD duplo. Além disso, a gravadora Sony Music lançou também um box set com três discos, sendo um com raridades, outro com duetos e outro com seus maiores sucessos.
Gravou, já no inicio da última década, um tributo a Raul Seixas, intitulado Zé Ramalho Canta Raul Seixas. Também cantaria na terceira edição do Rock in Rio, e a Som Livre colocaria o cantor na lista de álbuns da série Perfil.
Depois de lançar seu primeiro álbum solo ao vivo, Zé Ramalho gravou seu último trabalho de inéditas em 2007. Intitulado Parceria dos Viajantes, o álbum seria indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Nos últimos anos, fez diversas homenagens a músicos nacionais e internacionais, sendo todos gravados em estúdio. Entre os homenageados, estavam Bob Dylan, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Em 2011 também lançou um tributo, dessa vez aos ingleses do Beatles.
Pai de seis filhos, Zé Ramalho se apresentou em Paulínia no dia 13 de novembro, sendo um dos grandes nomes do segundo dia do festival SWU.
O Grande Dia

Zé Ramalho foi o primeiro a se apresentar no segundo dia do SWU, e comandou a todos que estavam no palco Energia com suas músicas e também outros grandes sucessos da música brasileira, como Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré, e um tributo a Raul Seixas. Nem a chuva que caía em Paulínia fez com que o público deixasse de cantar tantos sucessos ao lado desse grande cantor e compositor brasileiro.
Fotos

Categorias:

Deixe um comentário