É impossível falar de rock sem se lembrar de um dos melhores cantores da história do gênero, que é conhecido não apenas por suas canções, mas também por sua voz, uma das mais conhecidas do mundo. É claro que estou falando de Freddie Mercury, vocalista e líder da banda britânica Queen, que nos deixava há exatos vinte anos.
Nascido como Farrokh Bulsara, Freddie Mercury nasceu em 5 de setembro de 1946, em Stone Town, Zanzibar, na época colônia britânica. Foi lá, em uma escola inglesa, que Freddie deu os primeiros passos na música, quando fez aulas de piano. Com dezoito anos, sua família foi para a Inglaterra devido a revolução que estava acontecendo em seu país de origem, e na sua nova terra, fez um curso de design gráfico e artístico. Foi na faculdade que conheceu o baixista Tim Staffell, um dos membros de uma banda que mais tarde originaria o Queen.
Quando, em 1970, Tim deixa a banda, Freddie assume os vocais da banda e cria então o Queen, uma das maiores banda da história da música. Com a banda, Freddie lançou diversos álbuns e foi responsável pelas canções mais conhecidas que ficaram imortalizadas com sua voz, como por exemplo, We Are the Champions e Somebody to Love.
Além de lançar os trabalhos ao lado da banda, Freddie lançou ainda quatro álbuns solo: Mr. Bad Guy (1984), Barcelona (álbum) (1988 - com Montserrat Caballé), The Freddie Mercury Album (versão estadunidense - 1992) e The Great Pretender (1992), o que mostra como foi importante não apenas para o Queen.
Bissexual assumido, Freddie é dono de um estilo característico e por isso é lembrado até os dias atuais. Mas não só por isso o cantor é lembrado, sendo que sua voz é idolatrada por milhares de fãs no mundo inteiro. Muitos artistas aproveitaram de suas especialidades para homenagear o músico, como por exemplo, Akira Toriayma, mangaká de Dragon Ball. Ainda recebeu homenagens em diversas cidades mundo afora, e suas familiares continuam recebendo flores até os dias de hoje, principalmente
Há exatos vinte anos, o mundo da música perdia Vossa Majestade, um dos principais ícones musicais, Freddie Mercury, que declarou um dia antes de sua morte que era portador do vírus HIV. Sua perda causou comoção nos quatro cantos do mundo, não apenas pela morte de um grande vocalista, mas também, pela perca de homem que marcou com sua voz, com suas composições, com seu estilo e com um jeito único: o jeito Freddie Mercury de ser.
“Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa vem levantando há algumas semanas: eu sou HIV positivo, e venho lutando contra essa doença há alguns anos. Espero que daqui pra frente todos se conscientizem e se unam para enfrentar esse terrível mal” – Freddie Mercury, um dia antes de falecer.
 Freddie Mercury - 05/09/1946 - 21/11/1991

Deixe um comentário