Um Homem de Sorte, Nicholas Sparks, tradução Marsely de Marco Martins Dantas, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2011, 349 páginas.

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, Nicholas Sparks talvez seja o autor que mais divide opiniões e isso também faz dele um dos melhores romancistas da atualidade, sendo considerado por oito vezes o autor número 1 segundo o The New York Times. Dentre seus livros está Um Amor para Recordar (resenha aqui) e Um Homem de Sorte, lançado originalmente em 2008 com o título The Lucky One e que receberá uma adaptação cinematográfica em 2012.
Logan Thibault passou longos anos no Iraque servindo seu país como fuzileiro naval, e em uma das suas aventuras em guerra, encontrou uma fotografia de uma mulher, que segundo seu melhor amigo, foi quem o salvou de tantas vezes que esteve próximo da morte. 

“Sabia que era outra suposição importante. Mas tinha de começar de algum lugar e sabia que ela tinha estado ali uma vez. De um jeito ou de outro, encontraria a verdade, depois disso decidiria o próximo passo. (pág. 66)”.
Já livre do serviço militar, Thibault resolve atravessar os EUA a procura da mulher da foto, afinal, pensa ter uma dívida com ela. Ele então sai do Colorado e caminha durante cinco longos meses ao lado de seu cachorro, Zeus, até chegar à cidade onde encontra Beth, a mulher da foto. Thibault então passa a trabalhar no canil da avó de Beth, o que ajuda na relação com a mulher, que cresce ainda mais, nascendo assim uma bonita história de amor. Juntos precisarão enfrentar alguns problemas pessoais, como o que motivou o fuzileiro a encontrar Beth e a relação da mulher com seu ex-marido e seu filho Ben.

“Tinha uma elegância que combinava com sua forma graciosa de andar, e, apesar de não ter planejado chamá-la dessa forma, pareceu sair da sua boca como se ele não tivesse outra opção. (pág. 136)”.
Mais uma vez a Novo Conceito surpreende com seu lançamento, acertando em cheio já na capa, escolhida pelos leitores e que representa bem o que encontraremos na história. No interior do livro também temos uma ótima diagramação e tipografia, algo marcante nos livros da editora.
Assim como aconteceu em Um Amor para Recordar, único livro de Sparks que havia lido até então, o autor escreve uma história simples e recheada de emoção, terminando da mesma forma, apesar de ser tudo, até certo ponto, previsível. Acredito que esse seja um dos motivos de muitos não gostarem de Nicholas Sparks, apesar de toda a maestria e capacidade que o autor tem em escrever grandes histórias de amor. Vale ressaltar que esse não é um gênero literário que me agrada.
Para escrever um livro como esse, que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares, é preciso ter personagens inesquecíveis e que, em sua maioria, consigam ganhar esse status. Cada capítulo retrata a história de uma das três personagens principais (Thibault, Beth ou Clayton) e logo no início algum sentimento é despertado por essas personagens. Beth é uma encantadora personagem, mas sua avó, Nana, consegue ser ainda mais querida, enquanto o filho de Beth, Ben, é um garoto exemplar. Todos eles incríveis, bem descritos e colocados na história.
No mais, Um Homem de Sorte nos mostra uma bonita história de amor, colocando em evidência a força do destino, afinal, quando ele entra em ação, não há nada que possa impedi-lo de realizar suas intenções, pois ele faz tudo na medida certa, mesmo quando tudo parece estar longe de acontecer. Claro que muitos irão achar uma história simples, ou, até mesmo chata, mas, da minha parte recomendo. Ainda acho Um Amor para Recordar mais emocionante, até porque, o final nos proporciona isso, mas ambos mostram porque Nicholas Sparks é um grande autor. O que resta é esperar pelo filme que estreia no próximo dia 20 de abril nos EUA e terá Zac Efron e Taylor Schilling como protagonistas.

Deixe um comentário