Na segunda semana do ano, já temos um dos filmes mais esperados do ano: Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras. Com Robert Downey Jr. no papel principal, temos a continuação do primeiro filme, lançado em 2009, e agora, Sherlock Holmes está atrás de Professor Moriarty, o grande vilão da história criada por Sir Arthur Conan Doyle. Além do filme baseado no personagem criado pelo inglês, temos o filme O Espião que Sabia Demais, com Gary Oldman e a ficção científica A Hora da Escuridão.

O Espião que Sabia Demais
Título Original: Tinker Tailor Soldier Spy
País: França, Alemanha, Reino Unido
Direção: Tomas Alfredson
Gênero: Suspense
Sinopse: Passado em 1973, em plena Guerra Fria, o longa gira em torno de George Smiley (Gary Oldman), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês conhecida como Circo. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
Título Original: Sherlock Holmes: A Game of Shadows
País: EUA
Direção: Guy Ritchie
Gênero: Aventura
Resenha: Clique Aqui
Sinopse: Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John Watson (Jude Law) está prestes a se casar e sair numa lua de mel dos sonhos com sua amada Mary Morstan (Kelly Reilly). A única coisa que o caro Watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória de que o ardiloso Professor Moriarty (Jarred Harris) estaria por trás de uma série de assassinatos, que visam desestabilizar a paz mundial. Quando a amiga Irene Adler (Rachel McAdams) desaparece, depois de prestar um serviço sujo para Moriarty, Holmes descobre que a cigana Simza (Noomi Rapace) pode ser a chave para desvendar todo o mistério por trás das mortes. A questão é: conseguirá Holmes superar a esperteza do terrível Moriarty?

A Hora da Escuridão
Título Original: The Darkest Hour
País: EUA
Direção: Chris Gorak
Gênero: Ficção Científica
Sinopse: Quatro amigos passavam as férias de seus sonhos na Rússia, na maior curtição, mas a população começa viver um incrível pesadelo. É quando Sean (Emile Hirsch), Natalie (Olivia Thirlby), Ben (Max Minghella) e Anne (Rachael Taylor) descobrem que seres de outro planeta invadiram a Terra. Só que ninguém consegue ver o inimigo, que se alimenta de energia, e tem planos de destruir a humanidade. Agora, eles precisam encontrar uma maneira de eliminá-los, antes que seja tarde.

Tomboy
Título Original: Tomboy
País: França
Direção: Céline Sciamma
Gênero: Drama
Sinopse: Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

O Vendedor
Título Original: Le vendeur
País: Canadá
Direção: Sébastien Pilote
Gênero: Drama
Sinopse: Marcel Lévesque (Gilbert Sicotte) é um vendedor de carros bem-sucedido em uma cidade industrial decadente, que só pensa agora em se aposentar. Uma tragédia, porém, mudará seus planos.