Em qualquer lugar do mundo, ao perguntar aos amantes do futebol, qual o melhor jogador da atualidade, a resposta é unanime: Lionel Messi. Isso se confirmou, pelo terceiro ano consecutivo, e o jogador argentino é mais uma vez o Melhor Jogador do Mundo, título que o craque do Barcelona já ganhou em 2010 e 2011.
Realizada na sede da FIFA em Zurique, Suiça, a cerimônia mais importante do inicio de ano do futebol mundo premiou os melhores nomes do futebol, masculino e feminino, no ano de 2011. Na disputa masculina, sem nenhum brasileiro na final, o nosso melhor classificado foi o atacante do Santos, Neymar, que ficou em décimo. Já na disputa feminina, a jogadora Marta chegou a final, tentando ganhar o seu sexto prêmio, porém a Rainha do Futebol Brasileiro perdeu para a japonesa Homare Sawa, jogadora de grande destaque no título japonês da Copa do Mundo de 2011.
Apesar dos prêmios de Melhores Jogadores do Mundo serem os mais importantes da noite, a entidade máxima do futebol também premiou outros nomes com prêmios importantes para a carreira de um jogador, como é o caso Prêmio Puskas, que premia o melhor gol do ano. Entre os finalistas estavam Messi, Neymar e o inglês do Manchester United, Wayne Rooney, mas o gol mais bonito de 2011 foi do brasileiro, em um golaço que fez contra o Flamengo, em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2011.
A seleção japonesa foi considerada a equipe mais limpa, e levou o prêmio Fair Play, enquanto Josep Guardiola, treinador do Barcelona, foi considerado o Melhor Treinador do Futebol Masculino de 2011. Na categoria feminina, o japonês Norio Sasaki foi quem levou o merecido prêmio, depois de comandar a equipe impecável do Japão na última Copa do Mundo Feminina.
Por fim, foi escolhido também a seleção mundial no último ano, e o destaque ficou para o futebol espanhol. Na seleção, escolhida por 50 mil futebolistas profissionais do mundo todo, Daniel Alves foi o único brasileiro. Dentre os 11 jogadores, 9 são do futebol espanhol, divididos entre Barcelona e Real Madrid. Os outros dois jogadores são do futebol inglês, mais precisamente do Manchester United.
Após a cerimônia de entrega, os principais vencedores foram entrevistados e o brasileiro Neymar disse: “Estou muito feliz por ganhar este prêmio concorrendo com dois grandes craques de quem sou fã. É uma felicidade muito grande”. Já Messi disse: “É um grande prazer para mim, o terceiro que consigo. É uma honra imensa. Quero compartilhar com as pessoas que me ajudaram, companheiros, técnico, tanto do Barcelona como da seleção. Também queria compartilhar com Xavi, é a quarta vez que estamos juntos nessa eleição. É um prazer jogar com você”.
Messi entrou, definitivamente, para a história do futebol e Ronaldo, outro grande jogador, foi quem entregou a Bola de Ouro. Já a jogadora japonesa, Sawa, recebeu o prêmio das mãos de Shakira, e também entrou para a história, afinal, o futebol feminino japonês ainda está apenas começando.