O nosso entrevistado de fevereiro é professor de educação física e autor do livro Cinco Luas (resenha), lançado pela editora Novo Século em 2011. Seu livro recebeu diversas críticas positivas e graças a isso foi indicado como livro Revelação pelo blog Clube de Novos Autores, onde uma superpromoção está acontecendo e você conferir clicando aqui. Em seu livro, nosso entrevistado conta a história dos guardiões da Terra, que precisam enfrentar uma guerra contra outros povos, e é justamente sobre este trabalho que ele responde as perguntas abaixo, contando-nos como foi o processo de escrita e publicação, a sequência dessa série e muito mais. Fique De Olho em Ronaldo Cavalcante, grande promessa da literatura brasileira, em mais uma entrevista (leia também a entrevista para o blog Fleur De Lis):
Over Shock - Bom Ronaldo gostaria de começar dizendo que é um grande prazer tê-lo como um dos parceiros do blog, e agora também um dos entrevistados. Para começar essa entrevista, nos conte quem é o professor e autor Ronaldo Cavalcante.
Ronaldo Cavalcante - O Prazer é meu, Ricardo. Como você mencionou sou professor. Sou Personal Trainer, instrutor de musculação e professor de ginástica, Step, Jump, Local, Ritmos e mais um bocado de outras modalidades. Sou desses professores empolgados (e por vezes irritantes hehe) que gritam o tempo todo. Minha jornada de trabalho é bem cansativa, pois tenho que fazer a maioria das aulas junto com os alunos então já viu, né? Haja fôlego!
Por mais cansativo que seja eu adoro o que faço, e por mais tempo que me consuma, sempre me sobra algum para escrever. Minha segunda e nova paixão.
Adoro música bate estaca, sabe? House, tribal, eletro e derivados, mas de longe sou baladeiro, pelo contrário. Todo mundo pensa que estou na night direto, mas gosto mundo de programas mais tranquilos como cinema, teatro, ler... Loucura mesmo só em sala de aula hehe

Over Shock - Jogo Rápido:
Nome Completo: Ronaldo de Sousa Cavalcante
Cidade/Estado: Brasília - DF
Data de Nascimento: 07/03/1983
Estado Civil: Solteiro
Time: Atlético Mineiro (Eu tenho mas não torço kkk)
Profissão: Educador Físico, Escritor
Estilo de Música: Vários... Gosto de muito estilos.
Prato Preferido: Panqueca (Mas eu mato por um fígado acebolado também)
Filme: Senhor dos Anéis – A sociedade do Anel (vou colocar esse porque assisti NOVE vezes no cinema, mas é difícil escolher apenas um, né?)
Autor: Atualmente Patrick Ruthfuss (O Nome do Vento e O Temor do Sábio)
Frase: O combinado não custa caro.

Over Shock - Seus pais te incentivaram a ler desde criança, certo? Mas quando e por que você decidiu que queria ser escritor?
Ronaldo - Incentivaram sim. O problema é que eu não tinha livros e meus pais não podiam comprar para mim, então eu me virava com gibis, de todo tipo, principalmente com os da Marvel emprestados de um amigo (William).
Quando pude ter livros mesmo não parei de ler. Mas isso demorou tanto que achei estranho não perder o hábito da leitura. Graças a Deus não perdi.
Não houve bem uma decisão quanto a ser escritor, Ricardo. Aconteceu. Explico na próxima pergunta ^^

Over Shock - O livro Cinco Luas, lançado em 2011, é o seu primeiro trabalho publicado. Ele é também o seu primeiro trabalho concluído?
Ronaldo - Meu primeiro trabalho concluído, sim. Nunca escrevi nada antes de Cinco Luas. Na verdade comecei escrevendo o que seria um conto, mas surgiram tantas ideias que o conto ganhou muito corpo e conteúdo virando o Romance/Ficção que é hoje.
Não sei se comecei direito, mas comecei hehehe... falo isso porque a maioria dos escritores escreve diversos contos primeiro, esboços e etc. Comigo foi direto.
“O céu continua o mesmo, mas a pressão havia sumido. As outras três luas brilham destacando-se no céu colorida, uma redoma transparente parece envolvê-las. Brilham mais forte, e o buraco negro de súbito se alarga, revelando uma forma gigante e acinzentada. (pág. 125)”.
Over Shock - Como surgiu a ideia de escrever Cinco Luas?
Ronaldo - Em uma campanha de RPG, lógico, onde as melhores histórias começam.
Nosso mestre, Leo, passou para o papel uma cena de batalha. Tudo descrito, narrado e explicado. Me vi ali como um personagem e aquilo me fascinou muito. Porém, vi que algumas descrições e algumas falas poderiam ser modificadas e melhoradas. Fiz isso e vi que ficou bom, e melhor, todos acharam que o texto havia melhorado.
Incentivado, comecei a colocar no papel uma ideia que vinha confabulando há anos. Queria realmente fazer algo modesto, algo para testar. Me testar. Escrevi dez páginas, e essas dez páginas já foram o suficiente para criar o título e fomentar outras ideias. Fui escrevendo sem compromisso algum, 50, 100, 200 páginas. Sempre mostrando para meus amigos/consultores literários de plantão (os três primeiros dos meus agradecimentos depois de Deus). Terminei o primeiro volume com 504 páginas.

Over Shock - Por que você decidiu colocar povos de diversos planetas, todos com características próprias?
Ronaldo - Porque ninguém é igual em nosso mundo, não creio que povos de outros planetas fujam dessa regra. Segui um certo padrão das características próprias, como as etnias que temos atualmente no mundo.

Over Shock - As personagens de Cinco Luas são dos mais variados tipos de personalidade, e esse é um dos pontos mais interessantes da obra. Mas quais das personagens se assemelham mais com Ronaldo Cavalcante e em quais pontos?
Ronaldo - Haha!! Tem gente que vai ler isso aqui e vai soltar um sonoro EU SABIA!, mas tudo bem. Rafael é meu preferido... identifico nele um pouco do meu humor e dos meus gostos. O fato de adorar a chuva, nuvens e tempo nublado. Sempre gostei da habilidade do vento também. Ele, no entanto, não é o principal, você sabe, só aparenta ser...

Over Shock - Ao longo de toda a história, encontramos cenas bem construídas e descritas (o que já elogiei em relação a sua forma de escrita), que podem emocionar um ou outro leitor. Para você, qual foi a parte mais emocionante de se escrever?
Ronaldo - Hmmm... terei de colocar mais de uma aqui, Ricardo. Mas creio que a mais, mais de todas é a batalha nos Emirados Árabes. Muita ação e muitos personagens para se lidar. A conversa de Luciana com os Gêmeos no Bosque Infinito, Rafael e Vinícius em Balor, e primeira visita de William a Sala sem Paredes também foram ímpares.
“As luas brilham estonteantes como enormes joias no espaço. A Terra em seu azul infinito rouba as atenções em seu tamanho descomunal. Sua lua brilha tímida em um canto à parte, parece esquecida perto das vizinhas monstruosas. Veem seu planeta chegar mais perto. Tão grande que pode devorá-los. (pág. 266)”.
Over Shock - Como foi o processo de escrita e publicação do seu primeiro trabalho? Encontrou alguma dificuldade para publica-lo?
Ronaldo - Como deixei parecer anteriormente, Ricardo, foi estranhamente natural. Como se eu tivesse toda a história pronta esperando para ser escrita.
Encontrei sim. Mas muito menos dificuldade do que ouço por aí.

Over Shock - Nos agradecimentos de Cinco Luas, você cita James McSill, por ter lhe ajudado como consultor literário. O que você pode dizer sobre essa experiência e como isso lhe ajudou?
Ronaldo - Pensa em um cara elétrico e para cima. Não, não é o professor de ginástica que vos fala, não. É James McSill.
Não cheguei a realmente a trabalhar toda a obra com ele, nem imagino o quão melhor ela poderia ter ficado se isso tivesse acontecido, mas o pouco de contato que tivemos já foi o suficiente para tornar a obra mais publicável.
O que gostei dele foi a sinceridade, entende? "Ronaldo, isso daqui está errado... isso daqui não existe, tenta desse jeito... Isso não está coeso e esse paragrafo não encaixa harmonicamente com esse, modifique!" e por aí vai... Inclusive foi dele a ideia de passar todo o texto para o presente, a história se passando em tempo real, podem procurar aí em seus livros de ficção, a narração é contada como uma historia do passado, não é? Isso dá toda uma dinâmica ao texto... sem comparação. Cinco Luas a ação é agora, ali, do seu lado, abaixe-se!!!
O legal é que ele me pediu para fazer isso depois que eu tinha terminado a obra, então tive que trocar QUASE TODOS os verbos do livro. Podem imaginar a trabalheira? Mas valeu cada segundo...
É importante lembrar que ele em hipótese alguma mexeu no texto, somente me deu as dicas. Foi como uma escola o processo de revisão com ele. Ele é realmente fantástico, não é atoa que é conhecido como um dos melhores consultores literários do mundo, né? O Cirurgião do texto. Ele daria um ótimo Guardião hahaha...

Over Shock - Como já disse anteriormente, esse livro é apenas o primeiro de uma série. O que você pode adiantar sobre a continuação?
Ronaldo - Que vocês terão ainda muita ação pela frente, muita aventura, intriga, traição, romance... é só esperar. Quem já leu sabe do que estou falando hehehe... tem muito pano pra manga ainda. Mas já bolei o título... envolve tanto a perda de alguém no primeiro livro quanto outro fator que não posso revelar.... tchan tchan tchan tchaaaaaan!!!

Over Shock - Você já tem ideias para futuros livros para quando toda a saga de Cinco Luas já estiver publicada? Pode nos adiantar algo?
Ronaldo - Nossa!!! Depois que comecei Cinco Luas várias outras historias surgiram. Só estão esperando a saga se completar mesmo.
Mas posso adiantar que pretendo escrever um livro com tema bem RPG mesmo, medieval, com deuses, clérigos, elfos, anões, ladrões e tudo mais. Um outro livro envolvendo bruxas (tenho essa vontade desde “Jovens Bruxas”). Outro envolvendo signos (não empolga galera, não será estilo Cavaleiros dos Zodíaco, por mais que eu queira) ... dentre outras que estão em formação...
“Guerreiros não têm medo da morte quando ela está perto. Guerreiros lutam e odeiam tudo até o último momento, pois se entregam à batalha de corpo e a alma assim que a começam. Suas vidas estão no campo e batalha; que ele decida quem deve morrer. O medo é para aqueles que não têm certeza de vitória. Guerreiros acham que a vitória é deles. Sempre. (pág. 366)”.
Over Shock - E como você vê o atual cenário editorial do nosso país?
Ronaldo - Não tenho do que reclamar, Ricardo. A quantidade de livros lançados a cada semana é até mesmo demais apara alguém viciado em livros acompanhar. O que me deixa feliz é a quantidade de autores brasileiros nessa lista, principalmente novos autores. O selo Novos Talentos da Literatura Brasileira coopera muito com isso. Novo Século dando um show de iniciativa e incentivo.

Over Shock - Para você, qual a importância dos blogs literários para o Brasil, que é um país onde a maioria das pessoas não possui o hábito de ler?
Ronaldo - É um trabalho fantástico como já havida dito, Ricardo. É quase nobre. Vocês nos dão informação semanalmente das novidades literárias, além de resenhas, entrevistas, enquetes e promoções. E muitas vezes não ganham nada com isso, fazem porque amam os livros... isso sim é fantástico!!!
Acho que se tem mais gente lendo hoje em dia, o mérito também é de vocês. Mas ainda espero que os brasileiros leiam mais... eu mesmo leio para relaxar, desestressar... Cada um tem um motivo, só falta começar.

Over Shock - Se alguma pessoa, que pretende escrever e publicar um livro lhe pedisse um conselho, o que você diria?
Ronaldo - Prepare-se para decorar seu livro de trás para frente com o tanto de revisão que terá de fazer! hehe... Brincadeira mesclada na verdade a parte, é lógico que incentivo!!! Procure revisar quantas vezes for necessário, revise o português, revise o seu português inclusive. E não desista se não der certo da primeira vez. Eu mesmo recebi poucos “nãos” graças a Deus, mas a autora de Harry Potter recebeu mais de 15 e olha onde ela está agora #ficadica
“Todo o planeta se alia contra o inimigos em comum; é triste se entenderem somente para lutar, mas ao mesmo tempo é bárbaro se reunirem para algo tão normal, algo que até então não exige tanto esforço de cada um. Tentar sobreviver. (pág. 438)”.
Over Shock - Ronaldo, obrigado pela atenção e por confiar no trabalho do blog. Para encerrar, deixe uma mensagem aos nossos leitores.
Ronaldo - Eu que tenho a agradecer, Ricardo. Muito obrigado mesmo. Muito obrigado aos que já leram e estão me conhecendo um pouco mais. E obrigado aos que ainda irão ler... espero que esta entrevista acrescente a leitura de vocês.
Comentem no blog Over Shock algo que queiram, dúvidas, críticas... se quiserem fazer alguma pergunta diretamente também podem ficar à vontade. É só me escrever no @RonaldoCav, ok? Um abraço constritor de Balor para todos! ^^

Gostou? Então não deixem de participar da promoção (via Facebook) valendo um exemplar de Cinco Luas. A promoção irá até sexta-feira as 23hrs59min. Participem clicando aqui.