Cinco Luas, RonaldoCavalcante, 1ª edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da LiteraturaBrasileira), 2011, 503 páginas.

Desde muito cedo incentivado pelos pais a ler, Ronaldo Cavalcante não demorou a perceber a importância que este ato tão prazeroso tem na vida das pessoas. Com isso que o brasiliense nascido na década de 80 iniciou sua aventura no mundo literário com Cinco Luas, uma obra rica em detalhes, ação, emoção e mensagens.
Neste primeiro livro da série, vemos que o mundo do qual vivemos está enfrentando sérios problemas após meses sem que nenhuma criança nascesse com vida. Essa doença atrai povos de planetas distantes, que se aproximam da Terra com suas luas. Cada um desses povos possuem características próprias e fazem parte de um grupo especial com certos objetivos. “O céu continua o mesmo, mas a pressão havia sumido. As outras três luas brilham destacando-se no céu colorida, uma redoma transparente parece envolvê-las. Brilham mais forte, e o buraco negro de súbito se alarga, revelando uma forma gigante e acinzentada. (pág.125)”.
Porém a Terra também é um lugar especial, e como todos os planetas, possui alguém capaz de evitar a aniquilação do povo. Na verdade a Terra possui cinco guardiões (Rafael, William, Leo, Vinícius Luciana), algo nunca visto até então. Juntos, os guardiões lutam com todas as armas para evitar que os povos soberanos levem nossos recursos e fiquem com o nosso planeta. “Rafael se perde na beleza do firmamento. Olha para William apoiado em seu ombro, hipnotizado pelas luas gigantes, e não sabe por que, mas lembranças de suas primeiras horas como o primeiro Guardião invadem sua mente. (pág. 19)”.
A forma como os autores contam suas histórias é sem duvidas uma marca que fica guardada por tempos após a leitura de seus livros, e Ronaldo Cavalcante possui uma característica própria que faz com que Cinco Luas seja mais do que um simples livro, principalmente depois que se acostuma com o estilo de escrita do autor, o que para mim demorou alguns capítulos.
O autor usa e abusa na hora de descrever tanto personagens, como sentimentos e principalmente as batalhas, que não são poucas. Ronaldo também escreve de uma forma diferente e única, e essas características ajudam na hora de compreendermos os diferentes povos que aparecem ao longo das mais de 500 páginas.
Quando anunciei que Cinco Luas seria um dos próximos lançamentos da editora Novo Século, aproveitei para dizer que pela sinopse, o livro possuía uma temática muitas vezes já retratada em filmes e livros, porém me surpreendi ao iniciar a leitura. É uma história muito diferente do que imaginava e envolve muito mais do que seres de outros planetas e uma doença que pode acabar com a vida na Terra. Isso é um ponto muito bacana.
Já deve ser possível imaginar que há muitas personagens, sejam elas principais ou não, e claro que algumas delas acabam conquistando o leitor. No meu caso, gostei desde o inicio do casal Luciana e William, dois dos guardiões da Terra e que estão envolvidos nas principais partes do enredo, emocionando e fazendo rir. Pelo menos mais três ou quatro personagens são interessantes, contudo, para evitar spoiler, não irei revelá-los.
Como disse anteriormente, o livro emociona e faz rir ao longo de suas páginas e o autor ainda consegue criar um ritmo sufocante, no bom sentido é claro. As diversas batalhas que existem ao longo da história são frenéticas e percebemos o quanto a ação (de animes, filmes e até mesmo do famoso RPG) está presente na vida do autor, o que também fica claro na biografia e nos agradecimentos do mesmo.
A história, as personagens e as características da escrita de Ronaldo mereceriam nota máxima, no entanto, existem algumas coisas que devem ser mudadas em uma futura 2ª edição de Cinco Luas, entre elas, os diversos erros de digitação que encontramos. Não que isso atrapalhe, e também não acho que tenha sido um erro do autor, mas isso impediu que eu avaliasse como cinco estrelas no Skoob.
Cinco estrelas mesmo é a capa do livro, criada por Carlos Eduardo Gomes, que destaca a história que temos e tudo fica claro quando calmamente, cada uma das luas, aparece no nosso céu. Impossível imaginar uma capa diferente para o livro.
Uma história bem trabalhada, longa e com um final feito especialmente para que o leitor aguarde ansiosamente pela continuação. Acredite: muita coisa ainda está por vir.
Não poderia deixar de agradecer ao autor, por gentilmente ter cedido um exemplar do livro para que esta resenha pudesse acontecer e convido a todos a participar da promoção do livro que terá inicio amanhã, 03/01. Fiquem ligados.