O Pássaro, Samanta Holtz, 1ª Edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 480 páginas.

Publicitária e autora de alguns romances – ainda não publicados –, a autora Samanta Holtz estreia no mundo literário com a obra O Pássaro, lançado pela editora Novo Século. Neste livro, encontramos uma história romântica e envolvente do inicio ao fim, que mostra o potencial da autora e que ela está pronta para voar cada vez mais alto.
Nessa obra de estreia, Samanta nos conta a história de Caroline Mondevieu, uma jovem filha de um poderoso barão e que tem tudo para ser feliz, exceto a liberdade de escolha. Cansada de ser obrigada a fazer todas as vontades de seu pai, Enézio Mondevieu, a jovem Caroline percebe que precisa tomar alguma atitude antes que seja tarde demais e isso se confirma ao conhecer Bernardo, um domador de cavalos que assim como ela também possui sonhos e precisa lutar por eles. Juntos, Caroline e Bernardo enfrentam dificuldades e passam por aventuras na busca da tão sonhada liberdade.

“Apesar do alívio que sentia, parte do seu coração continuava pesado, e algumas lágrimas começaram a escorrer pelo seu rosto sem que ela as notasse. Pensava no coração negro e frio do seu pai. Queria tanto poder ter orgulho daquele que a colocara no mundo, porém colecionava cada vez mais motivos para desgosto. (pág. 114)”.

A história se passa no século XIII e possui características únicas de um bom romance de época, com todos os detalhes necessários para uma história nesse tempo. A história se diferencia – não apenas pela história – de romances atuais, principalmente por ser algo leve e ao mesmo tempo emocionante. Ao contrário do que pensava, em O Pássaro nem tudo o que parece realmente é, e por isso o livro se torna surpreendente, superando todas as expectativas – que já eram altas.
Apesar de simples, o enredo possui reviravoltas do inicio ao fim, e quando tentamos encaixar alguns pontos, somos logos surpreendidos por mais informações sobre as personagens e as histórias que as rodeiam. Tudo isso causando emoção, alegria e em alguns momentos inclusive revolta.
Por mais inesperadas que sejam essas informações não ficam confusas e tudo ganha um sentido conforme os capítulos. Mérito da autora, que construiu tudo sem que a história se perdesse em qualquer momento do livro. Uns dos aspectos mais interessantes usados por ela foram os ciganos, algo inovador e que deu um toque novo a obra, além de que eles são importantíssimos para o desfecho. A cultura dos ciganos, exposta pela autora, é simplesmente fantástica, por diversos motivos.

“Lembrou-se da sua tentativa de fuga, e da confissão de Bernardo, de que também desejara ir embora. Ele, sim, era feliz! Podia simplesmente partir quando bem entendesse, embora não possuísse dinheiro. Já ela, tinha muitas posses a sua disposição, no entanto... (pág. 174)”.

Todas as personagens de O Pássaro são marcantes - por suas qualidades ou defeitos -, no entanto nenhuma é tão rica em detalhes quanto Caroline, personagem principal e uma verdadeira guerreira, que acredita em seus ideais, mas também possui seus defeitos, afinal, ninguém é perfeito. Elizabeth, irmã de Caroline, de certa forma é seu oposto, porém também é uma personagem querida. Ao contrário do pai das jovens, que tem tudo de ruim que um barão possa ter e chega a se tornar insuportável em trechos – o que não deixa de ser parte de sua personalidade e de seu status perante a sociedade. Outra personagem marcante é Bernardo, que não poderia ficar de fora. Mesmo com seus defeitos, Bernardo passa segurança à Caroline e toma atitudes arriscadas pelo bem da jovem, conquistando assim o leitor com o desenrolar da história.  Contudo, a cigana Nuha é uma personagem ainda mais excepcional, por ter características simples e com uma bondade incomparável, se tornando assim minha personagem favorita.
Todos os demais pontos da publicação também são interessantes, começando pelo título, que no inicio parece ter um sentido e ganha outro significado com a leitura. Antes de cada capítulo, temos um trecho daquilo que estamos prestes a encontrar com a leitura do mesmo, o que é bem inovador em relação a outros livros da editora. Felizmente, ao contrário de outras obras lançadas pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, são poucos os erros de revisão/digitação que encontramos, ou seja, praticamente não existe algo negativo no livro. Não poderia deixar de citar também a excepcional escrita da autora, que descreve personagens, lugares e sentimentos com maestria, e isso ganha uma emoção e significado mais preciso.
Romances de época são raros – ainda mais escritos por um autor nacional –, e por isso O Pássaro merece destaque e recomendação. O livro possui uma história de amor e de vida incomparável, com muita emoção, aventuras, mentiras e revelações capazes de mudar pessoas. Uma história que mostra que devemos lutar por nossos sonhos e ideais, pois nada é impossível quando acreditamos e fazemos por merecer. Pois o amor pode mudar pessoas e ajuda-las a voar como um pássaro, ganhando a liberdade e a realização, assim como Samanta ao publicar o primeiro de muitos de seus livros. Como a própria autora diz: aqueles que abrem suas asas podem voar em busca de seus sonhos, assim como Caroline, Bernardo, a mãe Antonelle e sua avô Antonieta, e tantas outras personagens presentes não só na história, como também no nosso dia-a-dia.

“Adorava provocar aquele efeito nos apaixonados! Era interessante vê-los relutarem até o fim por algo que só não é mais óbvio porque não é palpável. (pág. 369)”.

Deixe um comentário