Ruiva, tatuada, amante dos livros e das músicas. Se inspira em Paulo Coelho e Stephenie Meyer, e segue no ritmo de Pitty, Charlie Brown Jr., Amy Winehouse, entre outros. Até pouco tempo não se via como uma escritora, mas agora, a cada dia que passa conquista mais leitores e as ideias surgem em sua cabeça, tanto que seu segundo livro já está pronto e diversos outros podem chegar em breve. Suas histórias comovem e suas personagens parecem realmente existir, e isso é um ponto marcante em sua escrita. Lançou recentemente o livro Entre Amores Cruzados (Resenha) e tem muito que passar, e um pouco disso você confere abaixo, pois estamos De Olho na paulista Vanessa de Cássia:
Over Shock - Vanessa, primeiramente parabéns pela publicação do livro Entre Amores Cruzados e obrigado pela oportunidade de entrevista-la e levar aos leitores do Over Shock um pouco mais sobre você e o seu trabalho. Sem delongas, vamos ao que interessa: sua biografia foi uma das que mais chamaram atenção nos últimos meses, mas ainda assim, conte-nos um pouco mais sobre quem é a escritora Vanessa de Cássia.
Vanessa de Cássia - Foi engraçado você me dizer isso, sobre a biografia, eu fiquei muito tempo matutando, como seria falar de mim? Até iria pedir á uma amiga, mas decidi por mim mesma a fazer! Eu não tinha noção até pouco tempo, não me via a “escritora”, eu somente via a Vanessinha, uma garota que gostava de escrever. Sentava em seu mundinho e curtia o barulho agitado do teclado. Hoje eu sinto a Vanessa de Cássia, madura, criativa, cheias de muitas ideias, coisas que não param, nunca. Todo dia eu tenho uma ideia diferente, a Vanessinha não era assim! Isso é maravilhoso o que estou vivendo, criando um mundo! E espero que seja o melhor de mim! Só que as duas se tornaram um só, a ruiva, tatuada, que adora dançar, rir, e ouvir música!

Over Shock - Vanessa, quando e como foi o momento em que você decidiu que iria escrever um livro e se tornaria uma escritora?
Vanessa - Eu nunca pensei em ser escritora, acreditava na possibilidade, mas jamais imaginei tudo que está acontecendo. Eu me vi desempregada, e eu lia muito, todos os dias, então tive uma ideia inicial, um triangulo amoroso. Só que eu sentia falta em alguns livros, então decidi colocar no meu. E deu certo, eu acho...rs. só uma coisa que eu achei que fosse dar certo, e para algumas pessoas talvez soou como “chato” apelidaram como os “devaneios de Verônica” São alguns momentos de profunda tristeza dela. São os mais profundos e os que tentei colocar e levar mais emoção. Ali está a verdadeira essência do livro! Apreciem... com calma e atenção. Com isso sentirá cada pedacinho da personagem. #ficaadica! rs

Over Shock - O livro Entre Amores Cruzados é sua primeira publicação. Essa também foi sua primeira experiência literária? Quando surgiu a ideia de escrevê-lo?
Vanessa - Foi sim, eu havia começado um, mas não terminei, não estava do jeito que pensei. Como eu disse, em meu próprio livro, num trecho que dedico “ao leitor” esse livro foi escrito com muita paciência, dedicação, com sentimentos diversificados. No início coloquei muito de mim. Principalmente minhas dores de cabeça. Cada vez que descrevo uma dor, pode ter certeza, eu sei bem como é ruim. Só que com o tempo, fui percebendo que a personagem criou vida própria, então apenas deixei fluir, por isso o livro saiu tão grande. Não foi exatamente planejado, com quantidade exata, deixei acontecer. E é isso que torna os personagens tão reais e humanos. Como se fossem parte de nosso dia a dia.

Over Shock - Sabemos que muitas vezes os autores iniciantes encontram dificuldades para levar suas obras ao público. Você também passou por isso? Como foi essa experiência?
Vanessa - Quando eu comecei a escrever o livro, eu não tinha noção nenhuma do mundo literário, digo redes sociais, e como poderia levar meu trabalho. Expandir. Alias, quando eu dizia, “escrevi um livro” muitos nem ligavam! Um amigo me disse sobre a editora Novo Século, que era para eu tentar. Fiquei quase 2 anos no medo. E quando tomei coragem enviei e deu certo. Foi na primeira editora. Com isso eu não sofri, e estou correndo atrás de divulgação, mas o que eu nem imaginava, era como eu fui bem recebida, por todos. E muitos que já leram o livro, foram sinceros quando precisou, e gostaram muito do livro. Isso não tem preço!

“Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para dentro e agradecer pela vida que, mesmo efêmera, ainda está em nós. (Entre Amores Cruzados - pág. 289)”.

Over Shock - E quais são suas influências na hora de escrever?
Vanessa - Muitas! Quando eu comecei a escrever, quando criei primeiro a Verônica, já pensei em ser uma ruiva, claro, apoio total a isso! rs. Toda historinha tem morenas e loiras, essa será a vez das ruivas! E quase todos meus personagens têm alguma característica de alguém que conheço ou mesmo de quem gosto (artistas). Músicas foi outro ponto fortíssimo. Só escrevo ouvindo música.

Over Shock - Percebemos em Entre Amores Cruzados a importância que a música tem em sua vida. Em algum momento você teve ou sonhou em ter um projeto musical?
Vanessa - Gosto muito de música, e isso nos move. Mas um projeto não. Nunca pensei sinceramente, mas quem sabe, é uma boa ideia! rs.

Over Shock - Quais são as semelhanças entre Vanessa de Cássia e Verônica Bark? Você pretendia criar um alter-ego?
Vanessa - Boa sua pergunta! rs. Quando algumas pessoas começaram a ler EAC, já pensaram, é a Vanessa, só pode! Não, não sou eu! As únicas semelhanças que tenho a Verônica, é que ela é ruiva, tatuada, e com algumas dores..rs. Talvez no jeito que falo com as pessoas, elas podem ver algumas semelhanças. Um dia acordei de madrugada e escrevi no caderno que deixo embaixo do travesseiro: “Ela não sou eu, mas eu gostaria de ser uma parte dela.” Verônica, ficou tão próxima de mim, como se fosse minha filha, ali contando seus segredos, pode ter confundido nessa parte, mas Verônica é Verônica, e Vanessa é Vanessa! rs.

Over Shock - Verônica vive diversas situações cativando e emocionando o leitor a cada página. Essas situações foram inspiradas em experiências próprias?
Vanessa - No início quando falo sobre alguns assuntos, onde me dediquei e me emocionei muito em escrever, onde fico um pouco decepcionada quando alguém diz: “O início é meio chato” porque ela conta sobre o que está acontecendo no mundo dela. É onde já tentei levar emoção. O capitulo 2 do meu livro, eu quase nunca o leio. É forte demais a mim... Com poucas paginas consegui levar o que meu coração gritava a tanto tempo. Mas enfim, as historias e emoções descritas, foram apenas situações criadas em momentos de pura inspiração.

“O mundo dos humanos nos ensina o seguinte: o amor é lindo, calmo, cheio de vida, é essencial a nossas vidas; sim, ele pode ser. Mas também pode acabar com você, fazer com que pare de viver, também é horrendo. Quem um dia não amou vai amar profundamente. Eu amei, estou amando e também sofrendo. (Entre Amores Cruzados – pág. 427)”.

Over Shock - E você se inspirou em alguém (conhecido ou não) para criar as demais personagens, como Gustavo e John, e as amigas de Verônica?
Vanessa - Meus personagens “homens” são quase todos artistas que gosto e que me inspiram! rs.. são personagens “quase” perfeitos. Onde toda mulher gostaria de ter pelo menos um pouquinho de cada em um só. Agora as amigas da Verônica, tirei um pouquinho de cada, de minhas amigas, elas deixaram! rs. Me ajudaram nos nomes, apesar de uma não gostar de alguns nomes! (Desculpa Rê), mas elas são minha vida! Tantos anos juntas, até fizemos tatuagem iguais com nossas inicias! São meus amores, mas não cruzados! rs.

Over Shock - Há diversos momentos emocionantes em seu livro, mas qual é a parte que você mais gostou de escrever?
Vanessa - Sem duvidas nenhuma os “devaneios de Verônica”! adorei isso. rs. São momentos de tanto desabafo dela, de suas crises. É onde eu mais queria que as pessoas sentissem. Tipo, pensar assim: “eu já passei por isso” quem nunca teve duvidas? Quem nunca sofreu por amor? Quem nunca falou sozinho em seus momentos de desespero? Essas partes são as mais emocionantes a mim foram as mais difíceis em escrever. E uma parte favorita, e que todos gostaram foi a da Emily, que até hoje, não sei de onde tirei inspiração! Juro. Mas é uma lição de vida, e uma linda historia, chorei em escrever.

Over Shock - Você seria capaz de equilibrar sua vida entre dois amores?
Vanessa - Não. Quando eu montei essa frase, era justamente para saber opiniões, e eu não me encaixava nela. O que tentei mostra em meu livro, ela tendo dois amores, e “não” sabendo lidar a isso. Ela ama cada um de um jeito, mas ama. Tentei deixar puro, saudável. Sei que um monte de pessoas que leram, daria conselhos a ela, é essa a questão que queria despertar. O que você faria no lugar dela? Viveria esse romance? Muitos não, por medo da sociedade, de estar pecando, errando? Eu decidi que ela viveria sim. Provaria o que a vida tem a ela, mesmo saindo machucada disso tudo, ela provaria sem se arrepender disso. Cada um interpretará o livro de uma maneira diferente, e é isso que me encanta.

Over Shock - O livro Entre Amores Cruzados possui uma continuação intitulada Doce Insensatez. O que nós, seus leitores, podemos esperar dessa continuação?
Vanessa - Algumas revelações sobre a Verônica, sobre o triangulo amoroso. Muitas questões a serem resolvidas. Algumas pendências que deixei no primeiro. Com quem Verônica ficará na real? Quem é o verdadeiro amor dela? O livro está cheio de surpresas, está ainda mais sensual. #hot. Tem coisas engraçadas, e também estou melhorando alguns pontos, tendo mais diálogos e menos “devaneios” Entrará mais personagens. E muitas águas irão rolar ainda, mas finaliza tudo. O livro está pronto com 580 paginas. Vamos ver como vai ficar depois de pronto! E para a surpresa, em primeira mão. Terá um terceiro. Só que esse voltará a “10 anos atrás” onde Verônica mostrará como tudo aconteceu. Será curto, estou finalizando ele. Se chamará “Verônica Bark- Elos da vida”

“Imagino-me em um campo florido, cheio de flore amarelas, o vento a carregar minhas mechas de cabelos vermelhos desbotados. O barulho das árvores me alegra e o mexer das flores em seu doce cheiro também. Num fundo perfeito, o barulho de águas-vivas, uma cachoeira com cheiro de viver (Trecho de Doce Insensatez)”.

Over Shock - Você já tem algum projeto literário em mente para ser trabalhado após Doce Insensatez?
Vanessa - Muitos! É sério, eu tenho uma ideia todo dia! Com capítulos inteiros, tenho 10 projetos! Todos já encaminhados e com sinopses e montagem de esquema do livro. Quando terminei o Doce Insensatez, comecei a escrever uma saga, que será em 4 livros, curtos desta vez. rs. A saga chama-se “Não olhe para trás” e é uma historia bem legal, futuramente falarei dele. Dois já estão desenvolvidos, e quero dedicar-me ao máximo nesses livros. Assim que desenvolver todos, logo terão noticias!

Over Shock - Recentemente foi anunciado um projeto de autores nacionais do qual você faz parte: a Turnê Literária. Como surgiu e qual o objetivo desse que envolve 9 autores nacionais?
Vanessa - Bem, quando a Mallerey (Cálgara) me disse sobre esse projeto, eu fiquei encanta e super lisonjeada, pensei: “está dando resultado!” Fiquei empolgada e foi quando conheci a Adriana Brazil, uma outra linda que me ajuda muito! No inicio, sabeíamos que tudo iria desenvolver devagar, por nossos compromissos, e tudo era bem difícil. Mas nunca desistimos, e esse ano de 2012 entramos de cabeça no projeto. Correndo atrás de livrarias e tudo. Não é nada fácil, a divulgação é tudo, e estamos apostando nisso. O objetivo não é apenas fazer as vendas de nossos livros, querendo mostrar que somos bons escritores também, levar historia em cada canto do Brasil. Temos sonhos e vontades, e queremos dividir isso. Nos ajudamos, cada um mora em um estado, então nosso primeiro encontro será mesmo o primeiro. Passaremos ser de verdade uma família de autores nacionais que se apoiam, que se ajudam! Vamos ser conhecidos por nossas historias, e vamos fazer historia por sermos bons, alegres, e querer sempre o melhor ao nosso leitor!

Over Shock - Jogo Rápido:
Entre Amores Cruzados: Meu primogênito. Meu orgulho.
Verônica Bark: Linda, louca e apimentada.
Marcus, Gustavo e John: Vontade de toda mulher.
Ita: minha vida.
Amor: Amor está nos detalhes.
Amizade: É uma pedra de apoio de um ser humano.
Triângulo Amoroso: apenas em ficção, e tem que ser quente!
Blogs literários: Um mundo que jamais pensaria entrar, e é de onde eu não quero sair!
Uma música: 8 ou 80 -Pitty
Um sonho: Ser reconhecida pelo meu trabalho.
Um defeito: Ansiosa.
Uma qualidade: Corajosa.
Um ídolo: Amy Winehouse.
Uma frase: “Viva a realidade. Acredite na fantasia. Sinto esse mundo!”

Over Shock - Vanessa, novamente obrigado por sua atenção e por aceitar participar do De Olho Neles de maio. Desejo muito sucesso em sua caminhada no mundo literário e deixo aqui espaço para você mandar uma mensagem aos seus leitores.
Vanessa - Eu que agradeço por tudo que tem feito por mim, e por meu livro. Agradeço de coração a todos que tiveram paciência para ler essa entrevista... rs. Espero que gostem de Entre Amores Cruzados, que leiam com carinho, dedicação. Sinta esse mundo doido e cheio de desejos contidos, vontades loucas, sensualidade, alegrias, tristezas, amores cruzados. Sinta a verdadeira essência do livro. Leia cada pagina como se fosse a ultima. Apaixona-se por ela e por eles. Acredite nessa pequena aqui, eu só quero provar a mim mesma o quanto eu batalhei por isso, e quanto ficou bom. “Algumas pessoas insensatas diriam que minha a historia, eu diria apenas; que é fruto de uma desastrosa dor de cabeça!!” Até a próxima!! Um grande beijo a todos.. e a você Ricardo. Meu muito obrigada!