Rock, Fé e Poesia, Rogério Feltrin, Campinas: Pontes Editores, 2ª Edição, 2009, 262 páginas.

Lançado orginalmente em 2008, o livro Rock, Fé e Poesia conta a história da maior banda de Rock Católico do país, o Rosa de Saron. Escrito por Rogério Feltrin, baixista da banda, que nasceu em 25 de Fevereiro de 1972, e que além de membro do Rosa há mais de 20 anos, é formado em Publicidade e Propaganda, e responsável pelas pregações durante os shows da banda.

O livro de leitura fácil e envolvemente, conta em suas 262 páginas, todos os momentos dessa banda incrível, desde os momentos iniciais, quando alguns jovens decidiram criar uma banda, até mesmo os momentos dificeis, onde quando o Rosa de Saron quase chegou ao fim... "Perder um integrante, para qualquer banda, é sempre complicado. Multiplique isso por mil quando esse integrante é o vocalista. Acrescente a isso o fato de que, além de tudo, esse cara também era o sujeito que fazia a pragação nos shows e, para complicar, ele era o contato que cuidava da agenda da banda." (pág. 104)

Para contar de maneira clara os momentos mais importantes desses 20 anos - na época do lançamento do livro - Rogério Feltrin basicamente conta história de todas as letras até então lançadas, revelando histórias fantásticas, e até inimaginaveis, como quando fala da música No Meu Coração, escrita por Guilherme de Sá: "Em muitas discussões na Internet, sobre nossas músicas, uma "pérola" surgiu sobre "No Meu Coração". Ao comentar a letra, um rapaz dizia não entender o que significa "não coma dentro da cidade": - Como assim, não pode comer?" (pág. 128)

O ponto diferencial, e talvez ainda mais importante para os fãs da banda, são as imagens que ao lado das histórias contadas pelo autor, mostram momentos inéditos, pelo menos para mim, que no ínicio da banda não era nem nascido. Além é claro, de contar um pouco não só da banda, mas também de seus integrantes: "O legal dessa história é que o Grevão sempre conta que estava decepcionado, desiludido, machucado e, naquele momento determinado a abandonar a caminhada. Ele testemunha que o convite do Rosa o resgatou. Por isso essa é uma história que se tornou realmente especial para mim." (pág. 40)

Com certeza, o livro marcou a minha vida, e não consigo ficar ao menos um dia sem pega-lo e ler pelo menos uma página novamente. Se há pessoas que fazem isso com livros de auto-ajuda, eu faço com Rock, Fé e Poesia, que não só conta a história de uma banda que sou fã, mas conta histórias emocionantes da vida de muitas pessoas que fazem parte da história do Rosa. Padre Zezinho é quem faz o Prefácio do livro, e Renata Feltrin, esposa do autor, é quem faz texto da orelha e contracapa. É recomendado a todos os fãs, légico, e também às pessoas que querem ler lindas histórias do mundo que envolve o Rock, a Fé e a Poesia.

4 Comentários

  1. Rick realmente a resenha ficou ótima, quero dizer que fiquei com muita vontade de ler este livro. Quem sabe nas férias (já que meu tempo anda apertado), gosto do Rosas, acho as músicas muito boas.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. To aprendendo contigo a fazer uma resenha legal o/

    Bom, o livro é realmente perfeito Mila, vale muito a pena ler e tenho certeza qe você não vai se arrepender!! Lerão mandou muito bem ao escrever esse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Cara me responde uma coisa : Onde eu consigo comprar ? em qual site tem este livro : abraços
    ps: responde nesse email se possivel : guto_10_soad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Luis .. eu já mandei o e-mail para você com alguns sites onde acho que você poderá encontrar o livro!! Caso não consiga fazer a compra em nenhum deles, irei procurar outros lugares!! Explico tudo no e-mail, se mais alguem desejar, só comentar aqui!!

    ResponderExcluir