Biografia
E quem foi que disse que o mito Bob Marley não pisaria mais em solo brasileiro? Isso aconteceu na segunda edição do SWU Music & Arts 2011. Claro, não foi da forma que a grande massa fã do rei do reggae gostaria, mas o sangue de Bob esteve presente quando Damian Robert Nesta Marley subiu a um dos palcos principais do evento que aconteceu em Paulínia, interior de São Paulo.
Damian Marley, filho mais novo de Bob Marley, tinha apenas dois anos quando seu pai veio a falecer, em maio de 1981, porém desde o príncipio de sua adolescência tem seu nome marcado entre os grandes músicos que o reggae já viu. Filho da ex-Miss Universo, Cindy Breakspeare, nasceu em 21 de julho de 1978 em Kingston, capital jamaicana. Segue o movimento Rastafari, e sua música reflete as convicções vinda dessa religião.
Sua carreira começou quando Damian tinha apenas 13 anos e fazia parte do grupo The Shepherds. Dois anos depois gravou seu primeiro disco, intitulado Mr. Marley. Lançado em 9 de Setembro de 1996, possuía 12 faixas, com destaque para Me Name Jr. Gong, penúltima faixa do álbum, que fala sobre Jr. Gong, um dos apelidos de Damian, já que seu pai era chamado de Tuff Gong.
Depois de lançar este álbum, Damian levaria mais cinco anos para lançar Halfway Tree. O nome, era uma homenagem aos seus pais, já que Cindy era da parte rica da cidade, enquanto Bob vinha da parte pobre. Na capa, temos a torre do relógio, marco histórico de Kingston. Este álbum, que contou com a participação de Stephen Marley, irmão de Damian, garantiu ao cantor um Grammy, de melhor álbum Reggae. Teve 16 faixas, com participações especiais em 8 delas.
Mais uma pausa antes de lançar Welcome to Jamrock, em 2005, quando passaria a ser reconhecido mundialmente. Novamente com participação de seu irmão, o álbum rendeu ao cantor outros dois Grammys, de Melhor Álbum Reggae e Best Urban/Alternative Performance.
Este foi o último álbum do cantor, que relançou Mr. Marley em 2007. No ano seguinte, faria uma participação especial ao lado de Mariah Carey na canção Cruise Control, do álbum E=MC².
O Grande Dia
Em um dia recheado de rappers, Damian Marley teve a responsabilidade de quebrar o clima e incendiar o público presente com grandes sucessos, tanto com suas canções e também de seu pai, Bob Marley, além de uma canção que gravou em parceria com Bruno Mars.
Fotos
Foto: Guilherme Spagiari

Categorias:

2 Comentários

  1. Damian *---* .. como queria estar em paulinia nesse show veii =//

    ResponderExcluir
  2. Muito foda o/ só não queria mais do que no 02 do Rock in Rio!!

    ResponderExcluir