No primeiro dia do SWU Music & Arts Festival 2011, o representante do Reggae norte-americano foi o grupo Soldiers of Jah Army, mais conhecido como SOJA, formada em 2007 em Arlington, na Vírginia.
O inicio do que seria o SOJA se deu quando Jacob Hemphill e Bob Jefferson se reuniram ainda no primeiro ano do ensino médio. Mais tarde, se juntaram a eles Eric Rogers, Ryan Berty e Ken Brownell, que seria a primeira formação do Soldiers of Jah Army. Com esses integrantes gravaram de forma independente em 2000, o primeiro trabalho: o EP autointitulado, que possuía apenas 8 faixas. Dois anos depois, lançariam o primeiro álbum completo, com 16 faixas e intitulado Peace in a Time of War, que lançou os hits True Love e Rasta Courage. Nesse álbum, as músicas já ganharam uma certa atenção do mundo todo. Os primeiros fãs do estilo também passaram a apreciar o som do SOJA.
Mais tarde, em 2005, Dub in a Time of War foi lançado, agora com 15 faixas. O próximo álbum viria logo no ano seguinte, quando Get Wiser foi lançado. Com a maioria das canções compostas por Hemphill, Get Wiser possuía 14 faixas e estreou no Top 10 Alguns Reggae no iTunes, e até hoje, figura entre os 100 melhores. O álbum mostrava o amadurecimento da banda e das letras, que agora eram mais complexas. Na festa de lançamento do álbum, o grupo gravou um DVD que seria lançado em 2007 e intitulado Get Wiser Live. O show foi feito em duas partes, uma delas com canções antigas e a segunda apenas com canções do álbum que estava sendo lançado naquela noite.
Depois do lançamento do primeiro DVD, se iniciou uma grande carga de shows nacionais e internacionais. O grupo então gravou o EP Start and Stripes, com apenas seis canções, e usando novos elementos misturados com o já conhecido som do SOJA. Um mês depois do lançamento, que aconteceu em janeiro de 2008, o grupo fez duas apresentações no Havaí e as imagens foram lançadas em janeiro do próximo ano, no DVD  Soja – Live in Hawaii.
O terceiro álbum completo da banda seria lançado em 25 de agosto de 2009. Intitulado Born in Babylon, teve entre os hits a canção I Don’t Wanna Wait e You and Me, essa última com participação do cantor Chris Boomer.
Atualmente, o SOJA tem média de 150 shows por ano, e já se apresentou ao lado de diversos ícones da música. No SWU, Jacob Hemphill (vocal e guitarra), Bob Jefferson (baixo), Ryan Berty (bateria), Ken Brownell (percussão) e Patrick O’Shea (teclado) se apresentaram ao lado de Black Eyed Peas, Damian Marley, entre outros, levando aos brasileiros, um som de qualidade e mensagens positivas. Essa é a essência da apresentação do Soldiers of Jah Army.

Categorias:

Deixe um comentário