Biografia
Acredito não haver ninguém que jamais ao menos ouviu o nome dessa banda. Banda formada a mais de 20 anos e que é um dos maiores ícones da música grunge, mas que também junta outros elementos musicais, o que fez conquistar o mundo na década de 90. Formada em 1987, o Alice in Chains tem muita história para contar e esteve no Brasil para alegria de seus milhares de fãs.
Essa história de muito sucesso se iniciou em Seatle, quando o guitarrista Jerry Cantrell conheceu o vocalista Layne Staley. Os dois passaram a morar juntos em um estúdio. Aos poucos outros músicos foram se juntando a eles, até que tinha completa a formação original do Alice in Chains. No começo a banda gravou demos que mais tarde estariam em trabalhos oficiais do Alice, sendo o primeiro deles lançado três anos depois que se conheceram. O EP We Die Young, gravado pela Columbia Records, foi lançado em julho de 1990 e continha apenas 10 minutos de gravação. Logo no mês seguinte os membros do Alice in Chains lançaram o primeiro álbum, intitulado Facelift, que colocou o nome da banda de vez entre os principais nomes do movimento grunge. O marco se tornaria ainda mais importante com a entrada do álbum no Top 50 do Billboard 200, sendo esse o primeiro álbum grunge a estar entre os 50 mais vendidos dos EUA.
Em 1991 a banda lançou um novo álbum, agora com 20 minutos de duração. Sap, como foi chamado, foi gravado em apenas dois dias e tinha cinco canções. Uma delas, intitulada Got Me Wrong, composta por Cantrell, entraria na trilha sonora de um filme.
Na primavera do ano seguinte, o grupo lançou o álbum Dirt, considerado até hoje o melhor trabalho do grupo. Apesar de ter sido gravado em um momento difícil da vida de Staley, o álbum recebeu críticas positivas de diversos meios de comunicação e ainda, chegou na 6ª posição do Billboard 200, ganhando 2 discos de platina.
Um novo EP foi lançado em janeiro de 1994. Jar o Flies tinha a volta dos acústicos e das canções bem trabalhadas, além de ser a estreia de Mike Inez como baixista da banda, substituindo Mike Starr que queria mais tempo para a família e deixou o Alice in Chains no ano anterior. Starr viria a falecer em março de 2011. Jar of Flies foi ainda o primeiro EP na história a alcançar o top do Billboard 200.
Um supergrupo grunge foi formado em 1994 com participação de Layne Staley. Mad Season durou 5 anos e lançou um único álbum, intitulado Above, no ano de estreia do grupo. No ano seguinte, o Alice in Chains ainda lançaria um álbum auto-intitulado, considerado pelos fãs o álbum mais depressivo da banda. Esse é outro trabalho do grupo que chegou ao topo de vendas e ainda conquistou a dupla platina nos EUA.
Mais tarde em 1996, o Alice in Chains participou do programa MTV Unplugged e lançou em CD, DVD e VHS um álbum acústico, sendo esse considerado um dos melhor Unplugged da história.
Algumas coletâneas foram lançadas nos anos seguintes, inclusive um álbum ao vivo, porém o grupo já não era o mesmo, principalmente pela já constante queda do aparecimento e da saúde de Layne Staley. Após perder a namorada em um acidente em 1996, o cantor entrou em depressão profunda e estava cada vez mais fraco, principalmente pelo uso excessivo de drogas. Foi encontrado morto em 20 de abril de 2002 em seu apartamento, vítima de overdose de heroína. Seu corpo já estava em estado de decomposição e a perícia disse que ele teria morrido no dia 5 de abril, mesmo dia em que Kurt Cobain morreu 8 anos antes.
Depois de uma pausa na banda no ano em que Layne morreu, o grupo se reencontrou em 2005. Aos poucos novas apresentações foram feitas, porém apenas em 2009 lançaram um novo álbum, intitulado Black Gives Way to Blue, sendo a estreia de William DuVall nos vocais da banda.
Alice in Chains é grupo com fãs por todo o mundo. Conquistou diversos prêmios e lançou hits que continuarão na cena grunge por muito tempo. Layne Staley pode fazer muita falta, porém William DuVall (vocais e guitarra), Jerry Cantrel (guitarra e vocais), Sean Kinney (bateria) e Mike Inez (baixo) fizeram uma grande apresentação no dia 14 de novembro de 2011, em um dos palcos principais em Paulínia do SWU Music & Arts Festival 2011.
O Grande Dia
Penúltima atração do SWU, o grupo subiu ao palco na primeira apresentação no Brasil com William DuVall nos vocais, e ele não precisou de muito tempo para conquistar os antigos fãs da banda. Com um repertório que passou por toda a história, o Alice in Chains empolgou a todos e vencendo o cansaço e a chuva forte que caía no momento do show.
Fotos
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Categorias:

Deixe um comentário