Inspiração para uma vida absurdamente boa
 UmaVida sem Limites, Nick Vujicic, 1ª edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 257 páginas.

Um homem sem braços e sem pernas, que tinha tudo para viver em uma depressão profunda e estar revoltado com a vida e principalmente com Deus. Porém este mesmo homem percebeu que sua existência tinha um motivo, e que deveria usar de sua deficiência para ajudar e motivar as pessoas. Essa é a história do australiano Nick Vujicic (pronuncia-se Vuichich) que nasceu com focomelia, que causa a má formação ou ausência dos membros, entretanto isso não o abalou, e agora, com 28 anos é um exemplo de vida para pessoas do mundo todo. Em seu livro, Uma Vida sem Limites, Nick conta experiências de sua vida, além de tentar ajudar as pessoas com suas palavras simples mas com uma grandeza incomparável.
Nick nasceu no dia 4 de dezembro de 1982 e logo após o parto, já começou uma das diversas batalhas que enfrentaria ao longo de sua vida. Apesar de ser de uma família cristã, após seu nascimento todos se perguntaram como um Deus de amor poderia ter feito isso com o pequeno Nick. Demorou para a família aceitar que ele não tinha os membros e que seria dependente por toda a vida (isso é o que eles pensavam). Sua mãe chegou a rejeita-lo. Com o tempo, as crianças passaram a chama-lo de aberração. Nick, por sua vez, constantemente perguntava a Deus porque Ele não lhe deu ao menos um braço. Chegou a pensar no suicídio, mas logo percebeu que ele tinha uma missão, por isso então aceitou as condições dadas por Deus. Cresceu no meio de uma família feliz e unida e depois de adulto realizou o seu sonho de ser um palestrante motivacional para mostrar as pessoas do mundo todo que se ele, com todos os problemas que enfrentou e enfrenta até hoje, pode ser feliz, porque nós, pessoas "normais" não podemos? “Por muito tempo me perguntei se haveria no mundo alguém como eu, e se haveria outro propósito para a minha vida além de dor e humilhação”.
O livro todo é dedicado a contar a história da vida de Nick e assim mostrar aos leitores que eles podem ser felizes. Não só deficiências são retratadas, pelo contrário, Nick Vujicic ainda mostra como as pessoas que sofrem com o fim de um relacionamento, com a perca de um emprego, ou até mesmo com a perca de um ente querido, podem usar desses pontos negativos para crescer ainda mais em sua essência. Mostra que todos nós temos uma missão, e que devemos aceita-las, independente dos riscos que iremos correr, por isso Uma Vida sem Limites é muito mais do que uma autobiografia. “Uma das experiências mais devastadoras é a perda de um ente querido. Perder um parente ou um amigo provoca uma dor que pode nos deixar arrasados. Nessas situações, há pouca coisa por que sentir gratidão, além de ficar feliz por ter conhecido e amado a pessoa que se foi. Nada dos prepara para o luto que é capaz de tomar conta de nós e até mesmo nos paralisar. Mesmo assim, algumas pessoas agem para que sua terrível perda se torne uma força do bem (pág. 116)”.
Como disse Uma Vida sem Limites vai muito além de uma autobiografia. É um verdadeiro livro de autoajuda, e muito diferente do que temos na maioria das vezes. Não são retratados anos e anos de estudo e teses criadas pelo(s) autor(es), e sim anos e anos de uma vida que tinha tudo para ser difícil, mas que no final se tornou extremamente boa e com um único propósito: ajudar o próximo. Tudo o que temos é real. Nick Vujicic é real. Suas dificuldades foram e são reais.
Diversas personalidades da política, religião e até mesmo do cinema e esportes são citados ao longo do livro. Pessoas que sofreram pela falta da visão; que precisaram vender o corpo; por ter câncer; por não ter algum membro também têm suas histórias contadas, com o objetivo de tocar o coração do leitor. Sendo cristão, e por usar a palavra de Deus em suas palestras, Nick cita também diversos trechos da Bíblia, e como o Livro Sagrado mudou sua vida com simples versículos ou histórias, muitas vezes ignoradas pelas pessoas. As viagens que Nick fez ao redor do mundo são os pontos principais do livro, que em sua maioria fala sobre momentos que tocaram a vida do australiano e todos ao seu redor.
Quando disse que os familiares pensavam que Nick seria dependente por toda a vida, não imaginavam que ele iria brincar como qualquer outra criança, iria surfar ou ainda mergulhar com scuba. Nick fez isso e muito mais, por isso é um exemplo de superação. Um verdadeiro exemplo de vida, que usa de palestras, vídeos no Youtube, campanhas sociais e outros pontos para realizar o seu objetivo.

Tenho certeza que poucos irão ler Uma Vida sem Limites. Alguns por preconceito, outros por ser um livro de autoajuda, outros por acharem desnecessário, mas sem dúvidas, todos aqueles que lerem guardarão para sempre uma ou outra história desse livro que emociona, que faz rir e principalmente faz refletir sobre tudo o que somos e que desejamos ser. Nick Vujicic é um herói, e sua vida absurdamente boa já um exemplo e inspiração para pessoas do mundo todo.
Confesso que não esperava que o livro mexeria tanto, alias não esperava muito do livro, até porque esse é apenas a segunda biografia que leio  - a primeira foi História Sincera de Dom Sebastião Leme – e não é um gênero que me agrada. Ainda sim dediquei meu tempo a ele e é incrivelmente emocionante tudo o que encontramos nessa obra. Particularmente imaginava sim ser uma grande história, afinal, não é todo dia que encontramos um homem com dificuldades e que venceu todas elas, mas Uma Vida sem Limites vai além de qualquer expectativa. Alguns podem considerar mais uma resenha positiva apenas para agradar, mas se você ler e perceber a bela história que Nick Vujicic tem, também irá se surpreender com o livro. Mais uma vez agradeço a parceira Novo Conceito, por essa cortesia.

Deixe um comentário