Julieta Imortal, Stacey Jay, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 237 páginas.

O livro Julieta Imortal é uma das grandes apostas da Novo Conceito para este fim de ano, e percebemos que a editora acertou em cheio ao colocar todas suas fichas nesta obra sobrenatural criada pela norte-americana Stacey Jay. Baseado na história de amor mais conhecida do mundo, este livro mostra o que de fato aconteceu entre Romeu Montecchio e Julieta Capuleto com uma escrita característica e uma imaginação incrível.
Imagine descobrir que a história criada por Shakespeare há mais de 4 séculos não passa de uma farsa e que na verdade, ao contrário do que é descrito na história conhecida por todos, Romeu matou Julieta para conquistar a imortalidade e se juntar aos Mercenários. Quando tudo parecia estar perdido, os Embaixadores concedem a imortalidade a Julieta. Enquanto os Mercenários lutam pelas trevas, os Embaixadores lutam pela luz, e durante setecentos anos Romeu e Julieta brigam entre si, isso porque ele tem a missão de separar as almas gêmeas e fazer com que elas se matem e ela a missão de unir as almas gêmeas para serem felizes juntos.
Muitas vezes, Julieta teve a oportunidade de entrar no corpo de pessoas do mundo todo para realizar essa missão e nos dias atuais, Julieta assume o corpo de Ariel Dragland, uma garota tímida, com poucos amigos, considerada uma estranha por todos os colegas de escola. Logo nos primeiros momentos nesse novo corpo, Julieta descobre que Romeu também assumiu o corpo de uma pessoa: Dylan, que sempre está em confusões e não é uma boa pessoa, assim como Romeu. Tentando fugir de Dylan (ou Romeu, como preferir), Ariel acaba conhecendo Ben e percebe que deve uni-lo a Gema, sua melhor amiga, porém sua relação com Ben vai além do que realmente deveria ser. Julieta então precisa fazer escolhas para se defender de Romeu, cumprir sua missão, recuperar a amizade com Gema, que já estava perdida e ainda salvar a vida da verdadeira Ariel.
O livro é contado em grande parte pela própria Julieta, apesar de que em três momentos, Romeu passa a ser o narrador. Temos uma escrita fácil, envolvente e que mostra todo o amor e dor que Julieta sentiu em todos estes anos. Ela ainda conta, em diversos momentos do livro, o que aconteceu entre ela e Romeu antes que virassem inimigos, e porque ela tanto teme reencontrar o seu antigo amor. "Aquela peça horrível. Aquela desprezível e mentirosa peça que ele ajudou Shakespeare a escrever centenas de anos atrás, quando distorceu nossa história para que ficasse de acordo com os seus interesses. Funcionou bem demais. A eterna tragédia de Shakespeare cumpriu seu papel ao favorecer os ideais dos Mercenários, trazendo glamour à morte, fazendo com que o ator de morrer por amor fosse considerado de extrema nobreza, embora nada tenha se favorecido da verdade. (pág. 19)”.
Totalmente inovador Julieta Imortal é ainda mais surpreendente do que poderia imaginar, por existir elementos sobrenaturais, que pelo que vi em pesquisas, é uma das características da autora em seus livros. A criatividade de Stacey para escrever um livro baseado na obra de Shakespeare, e mesmo assim não decepcionar, faz com que o livro seja ainda mais recomendado, principalmente por prender a atenção do começo ao fim. Há muitas aventuras, que são bem retratadas e isso apenas aumenta o que de bom encontramos neste livro.
Até certo momento, o livro chega a ser previsível, como todos do estilo, porém o final é inesperado e ao mesmo tempo interessante. Algumas perguntas ficam sem respostas, o que leva a crer que haverá continuação, apesar de que dá para se imaginar que este seja realmente um final.
As personagens são bem trabalhadas, sobretudo Julieta, que por viver no corpo de outra pessoa, precisa fazer mudanças em sua personalidade. Ela tenta a todo momento, não deixar com que Ben se apaixone por Ariel, por saber que isso pode machuca-los quando a verdadeira dona do corpo voltar. Romeu é totalmente oposto daquilo que qualquer pessoa imaginava, porém também não é uma decepção. Gema talvez seja a personagem mais irritante, principalmente por suas atitudes em relação a Ariel, porém também tem muito o que passar.  
O amor é retratado de uma nova forma neste livro, e apesar de todo cenário, as vezes tenebroso e as vezes realmente romântico, percebemos que este pode sim ser comparado a verdadeira história e os elementos colocados por Shakespeare por haver uma bonita história de amor. No entanto, apesar de ter gostado e recomendar o livro, acredito que aqueles fãs incondicionais do autor inglês devem pegar este livro sabendo que vão encontrar algo completamente diferente, e que pode sim se decepcionar, não pelo livro, mas por ver a história tão amada distorcida com tantos elementos jamais imagináveis.
Recebi Julieta Imortal da parceria junto com a Novo Conceito, que queria saber a opinião dos blogueiros sobre este livro e por isso agradeço por essa incrível leitura.