Biografia
A Califórnia terá outro representante nos palcos do SWU, dessa vez o Stone Temple Pilots, que teve seu inicio em 1991 quando o vocalista Scott Weiland montou a banda após o término de sua banda anterior. Com 20 anos de história, o STP – como também é conhecido – gravou cinco álbuns de estúdio, vendendo mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo, além de diversos hits.
Com o fim da Mighty Joe Young, primeira banda de Scott, o músico chamou Robert DeLeo (baixo), Dean DeLeo (guitarra) e Eric Kretz (bateria) e juntos gravaram o primeiro álbum da banda, intitulado Core e lançado em 1992. Com mais de 7 milhões de cópias vendidas, o álbum é o mais conhecido da banda e emplacou hits como Plush e Sex Type Thing, além de ganhar o prêmio de Banda Revelação do ano pela MTV.
Foi também na MTV que o grupo gravou um acústico e em 1994 foi lançado Purple, que como no álbum de estreia, também foi um sucesso de vendas, o que não aconteceu em proporção semelhante em Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop, terceiro álbum lançado em 1996. Antes de seu lançamento, Scott foi pego com cocaína e ficou cerca de um ano preso, o que causou o cancelamento de diversos shows da turnê.
Depois da confusão causada pelas drogas, a banda se afastou e seus integrantes dedicou o tempo para trabalhos paralelos, voltando em 1998 para a gravação do álbum N º 4, que seria lançado no ano seguinte e teria elementos hard rock, rock alternativo e heavy metal. Com a reabilitação de Scott, Nº 4 não teve uma grande divulgação, mas ainda assim conseguiu um disco de platina.
Já longe das drogas, a banda liderada por Scott lançou o álbum Shangri-La Dee Da em 2011, que com seu estilo mais pop, não teve muito sucesso de vendas e alcançou apenas a 9ª posição no Billboard 200.
Os problemas de Scott continuaram e por isso o grupo se separou em 2003, mesmo ano em que foi lançado uma coletânea com as principais músicas da banda. O STP também teria músicas em alguns games, como por exemplo em Guitar Hero 2.
Scott Weiland tocaria ao lado de Slash, ex-guitarrista do Guns N’ Roses, na banda Velvet Revolver até 2008, quando os membros voltaram para uma reunião do Stone Temple Pilots e gravaram o álbum auto-intitulado lançado em 2010 e que chegou a alcançar o topo do Billboard. Assim, a banda agora se apresenta no próximo dia 14 de novembro nos palcos de Paulínia, sendo um dos grandes nomes do último dia do festival.
O Grande Dia

Apesar de um atraso de pouco mais de quinze minutos, a banda não precisou de muito para conquistar o público, que mesmo embaixo de chuva deixou de cantar e gritar com o grupo.
Fotos

Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Categorias:

Deixe um comentário