Um Amor para Recordar (A Walk to Remember)

Estreia: 2002

Resenha: Sempre surgem adaptações cinematográficas capazes de agradar aos leitores da história original, e de certa forma, Um Amor para Recordar, baseado na obra homônima (Resenha) de Nicholas Sparks, faz parte desse tipo de adaptações. Dirigido por Adam Shankman, o filme teve sua estreia original em 2002, e continua até hoje emocionando a todos.

Assim como no livro, de 1999 e lançado no Brasil em 2011 pela editora Novo Conceito, o filme conta a história de Landon Carter (Shane West), um jovem irresponsável e tem responsabilidades em um acidente que quase deixa um colega de escola paraplégico. Como punição, Landon precisa entrar para o grupo de teatro e fazer outros trabalhos voluntários.

Com a mudança que tem em sua vida, Landon se aproxima de Jamie Sullivan (Mandy Moore), filha do pastor e considerada por todos, uma garota brega. Com essa aproximação, Landon e Jamie passam a viver uma grande história de amor e superam todas as dificuldades e situações que não estão favoráveis ao relacionamento. Mas nem tudo são flores...

Acredito que todos os comentários referentes ao livro, e ao filme, são unanimes ao dizer que a história criada por Sparks, apesar de simples, é emocionante. Ela possui todos os detalhes necessários para colocar essa emoção. Desde o inicio, onde tudo parecia ser impossível, até o desfecho, onde o impossível se torna possível como em um verdadeiro conto de fadas – não que essa seja a intenção.

Claro que de alguma forma, o que encontramos em Um Amor para Recordar não é nem um pouco inovador, mas assim como no livro, a simplicidade faz toda a diferença. O único problema são alguns pontos trocados em relação ao livro, que já era esperado que acontecesse. Alguns desses pontos poderiam ter sido mantidos originais, afinal, não seria difícil deixa-los na adaptação.

Os atores e atrizes escalados para os principais papéis não decepcionam, apesar de que na leitura, imaginava um Landon completamente diferente – talvez pela diferença das épocas entre livro e filme. Ainda assim, Shane West representa bem o papel de um jovem encrenqueiro, que tem sua vida mudada com a presença de um grande amor. Já Mandy Moore – voz em Enrolados (resenha) -, que muitos poderiam desacreditar em um bom papel, também está bem ao interpretar a garota careta e que tem muito a ensinar. Depois de assistir, fica difícil imaginar outra atriz para o mesmo papel.

Mandy Moore tem mais importância do que apenas sua atuação. Também tem a responsabilidade de ter algumas músicas na trilha sonora do filme e impossível não gostar das cenas em que essas músicas foram colocadas.

Um Amor para Recordar tem uma adaptação interessante e não teria medo de recomendar, entretanto, ainda acho necessário deixar claro que é um filme para aqueles que gostam de adaptação, para aqueles que se interessa por dramas, ou, que assim como eu, assistem de tudo. Desde que seja um bom filme.

Deixe um comentário