O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie, São Paulo, 1975, 288 páginas.

Quando se trata da Dama do Crime, Agatha Christie, sempre é necessário colocar em pauta sua surpreendente escrita, e como ela faz com que o leitor aprecie cada vez mais seus livros, prova disso é O Assassinato de Roger Ackroyd, a 6ª obra da escritora inglesa que foi publicado em 1926. Desde que comecei a ler os livros de Christie, sempre ouvi falar muito desta obra, e sem entender o porque, e até mesmo sem curiosidade de saber o porque, acabei demorando para ler. Hoje me arrependo. De fato, o livro é uma excelente história, e apesar de receber muitas críticas pelo final proporcionado pela escritora, é claro que esta, sem dúvida nenhuma, é a maior obra prima da Rainha do Crime.

Como o nome já sugere, O Assassinato de Roger Ackroyd conta como Hercule Poirot desvendou a morte de Roger Ackroyd, morador da pequena vila britânica de Kings About. A história é narrada pelo doutor Sheppard, um médico conhecido, respeitado e amigo do homem assassinado, e é ele que ajuda o grande detetive belga a desvendar o caso. Conforme a história vai se desenrolando, a nova dupla busca os motivos que cada pessoa residente da casa de Roger teria para assassina-lo, e claro, com Poirot dando atenção aos mínimos detalhes, como sempre foi seu jeito único de ser. Ao descobrir o assassino, Poirot continua com sua simplicidade e com seu modo de falar "Para esse fim, eu sugeriria que terminasse a sua interesantíssima narrativa... mas, desta vez, pondo de lado as reticências." (pág. 281)

Acredito que no ínicio do livro, não dei a atenção necessária a que ele realmente merece. Por ser uma obra tão impecável, com um final surpreendente, posso afirmar com toda a certeza, que esse está entre os 3 melhores livros de Agatha Christie, e que todas as críticas negativas contra o livro são realmente 'sem motivo', ou por que quem o criticou, nunca imaginou o fim. Claro que quando o caso é enfim desvendado, qualquer pessoa fica chocada, e se pergunta: "É isso mesmo que eu li?". Dentre os livros que já li, final mais surpreendente só Cai o Pano, que foi publicado em 1975. O final ousado faz deste livro algo que não se pode deixar de ler.

Está provado por A + B, que Agatha Christie tem toda a magia necessária para escrever um romance policial de primeira. Em O Assassinato de Roger Ackroyd, o foco principal não está apenas no assassinato, mas também em todos os principais pontos dos personagens secundários, e esse é só mais um do diferencial da escritora que faleceu em 1976. Para os fãs da leitora que ainda não tiveram a honra de ler esse livro, digo apenas uma coisa: tá esperando o que?

Outras Resenhas de Agatha Christie:

Peças de Teatro: A teia da Aranha

@ricbiazotto 

Um Comentário

  1. Vou ler!!! Até começei, mas tipo fiquei atolada em trabalhos e não pude continuar, mas vou terminar o livro!!!!! I love Agatha Christie!!

    ResponderExcluir